Nuno Borges, foi eliminado nos quartos de final do Estoril Open 2024, pelo chileno Cristian Garin, que segue agora para as meias-finais ao vencer por 6-2 e 7-6, com 7-3 no tie-break.
O português entrou confiante e no primeiro jogo de serviço, não deu hipóteses no mas permitiu o break logo ao terceiro jogo, acabando por perder a primeira partida por claros 6-2, em pouco mais de meia hora.
No segundo set, Nuno Borges equilibrou o duelo com o número 112 do mundo, que ficou marcado por um momento muito polémico. Com ponto de break a seu favor, que lhe permitiria fazer o 4-2, o número 62 do ranking ATP ganhou o ponto, mas o árbitro reverteu a decisão e deu o ponto ao chileno devido a um grito da bancada.
Com 3-2 no resultado e vantagem, Garín teve uma bola mais longa no limite da linha, tendo-se ouvido um grito vindo das bancadas (Fora) como que assinalar a bola fora. Nuno Borges fez a pancada seguinte e o chileno, com o court aberto depois de o português ter ficado no meio, atirou para fora. O árbitro decidiu dar o ponto a Garín, alegando interferência do público. Nuno Borges não aceitou a decisão o jogo esteve parado e Carlos Sanches, o árbitro supervisor foi chamado. Contudo a decisão manteve-se depois de Garín explicar que tinha continuado a jogada e que pelo menos deveria haver uma repetição do ponto. A decisão manteve-se com Borges a perder seis pontos de break antes do 3-3.
No court principal do Estoril Open o ambiente fervia com a bola no sexto jogo sempre presente na forma como se festejavam os winners de Nuno Borges e os erros de Cristian Guarín.
A partida entrava numa fase decisiva onde qualquer erro no jogo de serviço poderia ser suficiente para fechar o encontro ou levar tudo para um decisivo parcial. Nuno Borges, com uma dupla falta, com um erro não forçado quando tinha o ponto “ganho”. Tremeu mas não caiu, fechando o 5-4 após salvar dois breaks e passando a pressão para o lado contrário. Tudo ficaria adiado para um tie break que começou com cinco mini breaks até ao 4-2 de Garín, que fechou o encontro com 7-3.
O segundo parcial só foi decidido no tie-break, com Garin a vencer por 7-3 e a garantir a passagem às meias-finais do Estoril Open, onde no sábado, Cristian Garín terá como adversário Hubert Hurkacz. Se para o chileno se trata da nona meia-final da carreira ao mais alto nível e todas aconteceram nesta superfície, o polaco, segundo cabeça de série, discutirá pela 20.ª vez o acesso a uma final, mas primeira em terra batida.
Já Nuno Borges cai nos quartos de final do único torneio português do circuito ATP, que fica sem qualquer jogador luso em competição.
Consulte aqui os resultados e a ordem de jogos de amanhã 6 de abril
Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lorenzo Musetti com exibição de luxo
Estoril Open 2024: João Sousa terminou hoje a sua carreira de tenista internacional
Estoril Open 2024: Encontros da segunda jornada adiados devido à chuva
Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lucas Pouille e passa à segunda ronda
Estoril Open 2024: Jaime Faria apura-se para o quadro principal
Estoril Open 2024: Começou este sábado o maior torneio de ténis de Portugal