Pedro Martinez e Hubert Hurkacz vão defrontar-se na final do Estoril Open 2024, depois de terem afastado Casper Ruud e Cristian Garin, respetivamente, nas meias-finais, disputadas este sábado.
O primeiro a garantir a presença no jogo da final foi Hubert Hurkacz, que eliminou Cristian Garin, (o carrasco de Nuno Borges) nos quartos de final, vencendo por 2-1, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 6-3.
Mais surpreendente foi o feito de Pedro Martínez, que venceu o ainda campeão em título e primeiro cabeça de série, Casper Ruud, também por 2-1 (6-4, 4-6 e 6-4), ao fim de mais três horas de jogo.
Na primeira semifinal ATP na superfície, Hubert Hurkacz, segundo cabeça de série do maior torneio de ténis em Portugal, arrecadou 75% dos pontos com o primeiro serviço e reagiu da melhor forma à cedência do segundo parcial ao entrar de forma arrasadora na decisão para não mais largar a vantagem.
A final do Millennium Estoril Open será a décima a nível ATP (7-2 em finais) e a primeira na presente temporada de Hubert Hurkacz, que terá como adversário o espanhol Pedro Martinez, contra quem venceu três vezes em três duelos disputados entre ambos. De qualquer forma, o tenista de 27 anos tem garantida a ascensão ao oitavo posto do ranking, o que vai igualar o seu máximo já atingido.
Um dos grandes duelos desta edição do Millennium Estoril Open, foi entre Pedro Martinez (77.º ATP) e Casper Ruud (oitavo). O duelo foi ganho pelo espanhol por 6-4, 4-6 e 6-4 em 3h08.
O espanhol de 26 anos (antigo top 40) apostou numa agressividade constante para superar um oponente do top 10, pela primeira vez na carreira, depois de seis derrotas frente a essa elite. Muitas subidas à rede, amorties, paralelas (em especial de esquerda), respostas ao serviço profundas e velozes, Martinez utilizou todo o cardápio ofensivo ao seu dispor para ultrapassar um dos melhores do mundo em terra batida.
Num duelo que terminou perto das 21 horas e que fez as delícias dos presentes, o atual número cinco espanhol (vai regressar aos 60 melhores do mundo ao marcar presença na final e poderá ficar perto do top 50 novamente se vencer o título) impediu a revalidação do troféu por parte do norueguês, pelo que o Millennium Estoril Open vai continuar sem um bicampeão.
Pedro Martinez tornou-se, assim, no quarto espanhol a disputar a final do maior torneio de ténis português.
A final de pares do Millennium Estoril Open vai ser discutida entre Gonzalo Escobar/Aleksandr Nedovyesov e Sadio Doumbia/Fabien Reboul, duas duplas que se estreiam na decisão do maior torneio de ténis organizado em Portugal.
Os primeiros a assegurarem um lugar no encontro de atribuição do título foram Escobar e Nedovyesov. O equatoriano e o cazaque derrotaram os campeões em título, os belgas Sander Gille e Joran Vliegen, por 6-2 e 6-4 em pleno Estádio Millennium.
Respetivamente 53.º e 44.º classificados na hierarquia da variante, Escobar e Nedovyesov já conquistaram dois títulos lado a lado, ambos em 2023: primeiro na terra batida de Bastad, depois no piso rápido de Sófia.
Consulte aqui os resultados e a ordem de jogos de amanhã 6 de abril
Artigos relacionados:
Estoril Open 2024: Casper Ruud, Hubert Hurkacz, Pedro Martínez e Cristian Garin, nas meias-finais
Estoril Open 2024: Nuno Borges eliminado nos quartos de final
Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lorenzo Musetti com exibição de luxo
Estoril Open 2024: João Sousa terminou hoje a sua carreira de tenista internacional
Estoril Open 2024: Encontros da segunda jornada adiados devido à chuva
Estoril Open 2024: Nuno Borges vence Lucas Pouille e passa à segunda ronda
Estoril Open 2024: Jaime Faria apura-se para o quadro principal
Estoril Open 2024: Começou este sábado o maior torneio de ténis de Portugal