A moda brasileira apresentou-se em Lisboa

Entre os dias 22 de setembro e 12 de novembro, a Casa Pau-Brasil terá uma pop-up store única onde 10 marcas brasileiras de moda apresentam as suas coleções.  

A Casa Pau-Brasil, high-end Concept Store que reúne, no Príncipe Real, os mais conceituados produtos e marcas brasileiras, recebe uma iniciativa inédita em Portugal, promovida pelo Fashion Label Brasil, programa de exportação de moda brasileira criado há 10 anos pela ABEST (Associação de Estilistas Brasileiros) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

Queremos ser a Casa que apresenta e representa o que de melhor se faz no Brasil. De um Brasil brasileiro, de vocação global e ambição internacional. Somos um ponto de venda mas – nomeadamente neste evento – queremos ser também laboratório, palco e plataforma para a internacionalização de marcas em que acreditamos“, refriu Rui Gomes Araújo, da Casa Pau-Brasil.

Cabana, Catarina Mina, Cecilia Prado, Denise Gerassi, Isolda, Lilly Sarti, Martha Medeiros, SERPUI , UMA | Raquel Davidowicz e Veja, são as marcas que chegam a Lisboa para reforçar o seu posicionamento global, particularmente na Europa.

Apesar de Portugal ser o segundo destino de exportações do programa Fashion Label Brasil, os produtos brasileiros exportados eram maioritariamente do segmento de moda praia. A parceria com a Casa Pau-Brasil tem como objetivo ampliar a participação de produtos brasileiros para o país, bem como apresentar novas marcas aos consumidores portugueses“, salientou Paulo Lourenço Bartholomei, presidente da ABEST.

A proposta do Fashion Label Brasil é promover o design e a moda brasileiros no exterior, valorizando a imagem de um Brasil inovador e contemporâneo. O programa conta com atividades estratégicas e de promoção comercial para os diversos segmentos da moda brasileira, auxiliando-os na ampliação da sua atuação no mercado internacional. Atualmente o programa abrange cerca de 83 marcas brasileiras, que já exportam para mais de 57 países.

Para o momento do lançamento, a Casa Pau-Brasil convidou, para uma intervenção no Palácio Castilho, a artista Joana Astolfi que criou uma instalação artística inspirada nas ocas (típica habitação indígena brasileira).

Conheça as 10 marcas em exposição, até 12 de novembro, na Casa Pau-Brasil

CABANA

Criada por Manuela Rodrigues, em 2014, a marca está à venda no seu atelier em São Paulo e na loja online. A estilista fez uma incursão em grandes marcas no Brasil e em França, tendo criado a Cabana com um posicionamento de consumo consciente. Faz peças atemporais, que não seguem tendências nem coleções. A sua missão é: “Olhar para o mundo como fonte de inspiração. Resgatar a essência no fazer descomplicado e na elegância dos elementos naturais.”

Os produtos: Roupas e acessórios: bolsas em couro, mochila em lona, mala de fim de semana, carteiras, sapatos e sandálias em couro, camisas e túnicas em algodão e linho.

CATARINA MINA

Marca da designer Celina Hissa teve início em 2005, baseada na combinação do design e do artesanato brasileiro do Ceará. Optou em 2015, por seguir um caminho diferente: menos esforço financeiro investido na exposição da marca e mais dedicação a quem realmente faz a Catarina Mina. Isso se concretiza na escolha da matéria-prima, no valor pago às costureiras e artesãs e também através do respeito ao seu modo específico de produção. As artesãs têm a segurança de um rendimento mensal, mas trabalham em casa e ao seu próprio ritmo. A campanha #umaconversasincera foi lançada e a marca assume-se como a primeira marca brasileira a abrir completamente os custos de produção dos seus produtos.

Os produtos: Carteiras, acessórios e produtos de casa artesanais em crochê.

CECÍLIA PRADO

Cecilia Prado é uma estilista mineira reconhecida pela excelência no Brasil e no mundo pelas peças em tricô. Combinações de fios, cores e texturas aliados a um estilo moderno são os aspetos marcantes de Cecilia Prado. As peças são criadas com design arrojado e modelagens extraordinárias, resultado da constante busca por novos métodos de criação e de manuseio do tricô. Visando maior controle de qualidade e o uso do know-how adquirido em mais de três décadas de história, todo o processo de desenvolvimento e fabricação das peças é realizado internamente. As coleções de Cecilia Prado podem ser encontradas em lojas de departamento e multimarcas em 23 países, além de duas lojas próprias em São Paulo, nos shoppings JK Iguatemi e Pátio Higienópolis.

Os produtos: Moda feminina como vestidos, saias, blusas e bomber jackets. A marca também conta com a linha Black, com looks de festa, e Cecilia Al Mare, com beachwear.

DENISE GERASSI

Marca lançada no verão de 2015 com produtos minimalistas, baseada no consumo consciente e com apreço à brasilidade. A primeira coleção foi baseada na Lenda da Vitória Régia usando couro de pirarucu, sementes de Jarina e tricô de pele de cabra. A marca quer apostar forte na exportação e conta com apoio do Fashion Label Brasil e da Apex-Brasil para participar em feiras internacionais.

Os produtos: Carteiras trabalhadas em couro de forma artesanal.

ISOLDA

A ISOLDA é uma marca que nasceu inspirada por uma das mais lindas histórias de amor. Juju e Maya Pope estão à frente da marca. Elas cresceram juntas, cercadas pela natureza do Horto Florestal, um bairro em Salvador, na Bahia, e passaram a infância a conviver com pássaros e macacos entre árvores de caju, manga e goiaba, o que as influencia até hoje.  As peças destacam-se pelos padrões desenhados à mão e muita cor, tendo a marca sido, desde logo, bem aceite no mercado high fashion, ocupando espaço em grandes publicações de moda. É extremamente feminina, fluida, fresca e jovem. Tem uma flagship store e escritório em São Paulo e presença em várias lojas online brasileiras e internacionais.

Os produtos: Roupas femininas, com foco em vestidos de festa e também ready to wear e biquínis.

LILLY SARTI

Fundada pelas irmãs paulistas Renata e Lilly Sarti, em 2006, a marca atraiu a atenção de Donata Meirelles logo que foi lançada no seu primeiro desfile para convidados. O estilo caracteriza-se poro ser boho chic,com influência dos anos 70 e toque de “it girls” e “jet setters“. A marca ganhou desde logo representação na Daslu e passou a vender em multimarcas pelo Brasil. Começou a participar na SPFW em 2014, tendo duas lojas em São Paulo e 60 pontos de venda no país. Fez ainda uma coleção para a C&A em 2014. Em 2016 lançou a sua linha masculina.

Os produtos: Roupas femininas ready to wear, acessórios e uma coleção masculina (Sarti for men).

MARTHA MEDEIROS

Há mais de 25 anos no mercado da moda, Martha Medeiros é proprietária da boutique multimarca Maison M em Maceió. O nascimento de sua marca própria seguiu um percurso natural, pois a pedido de várias clientes começou a criar algumas peças para ocasiões especiais. Em 2004, a marca Martha Medeiros ganhou um corner na sua loja. Em 2008, inaugurou a sua primeira boutique na capital paulista, no bairro dos Jardins. Martha Medeiros insere o trabalho handmade com extrema sofisticação no mercado de moda internacional e resgata o valor da renda brasileira, com uma linguagem contemporânea. Nas suas coleções predominam as tramas e bordados manuais, com referências do seu lugar de origem, porém são entendidas e consumidas em diferentes lugares do mundo. São quase 200 mulheres organizadas em cooperativas, envolvidas no processo de confeção de rendas como a Renascença, além de outras técnicas como filé, richilieu, bilro e a delicadíssima renda boa noite, hoje confecionada apenas na Ilha do Ferro, a 320 km de Maceió. Em 2016, a estilista abriu sua primeira loja em Los Angeles, em Melrose Place. Está presente em lojas online como Farfetch e Moda Operandi.

Os produtos: Roupas femininas de festa e noivas também.

SERPUI

A marca de acessórios SERPUI teve início na década de 1980. Os bijoux em prata, gemas brasileiras diferenciadas e madeiras foram o sucesso inicial. Os sapatos vieram na sequência, mas o grande salto, inclusive para as exportações, veio a acontecer com as carteiras. Tingimentos e estampagens especiais, couro e acabamentos de qualidade notabilizaram o trabalho da Serpui. Assim como o uso de materiais até então inéditos, bem brasileiros, como o buriti, a mamona, a bananeira, combinados com o humor e brilho de canutilhos e pailletes. Com a vantagem de incorporar a produção de artesãos,  SERPUI incentiva as atividades de comunidades locais e a criação de postos de trabalho, num exercício de responsabilidade social.  85% da produção  da marca é exportada e apenas 15% permanece no Brasil, em lojas multimarcas. Mas os seus melhores mercados são o japonês e o norte-americano. Celebridades de todo mundo aparecem várias vezes nos media usando as suas carteiras, como  Madonna, Meg Ryan, Giselle Bündchen, Jennifer Aniston ou Sarah Jessica Parker.

Os produtos: Carteiras e acessórios com trabalho manual como marca registada e sempre com toque de humor e brasilidade.

UMA | Raquel Davidowicz

Lançada em 1995 pelo casal Raquel e Roberto Davidowicz. Raquel é a estilista e a responsável pelas criações exclusivas. Roberto é o responsável por toda operação, desde a parte financeira às vendas. Sempre ligados à arte, design e arquitetura, mantiveram o seu DNA durante estes 20 anos. Coleções intemporais, sofisticadas, com design minimalista onde a cultura encontra a moda, de uma forma espontânea, atraindo mulheres e homens contemporâneos. Em 2008, passou a desfilar na SPFW. Em 2010 iniciou-se a operação de e-commerce e, em 2015, abriram a primeira loja em Nova York, focando a internacionalização da marca. Além da loja em NY, têm lojas próprias no Rio de Janeiro e São Paulo e estão presentes em várias lojas multimarca no Brasil.

Os produtos: Roupas femininas ready to wear (e algumas masculinas), acessórios, fragâncias e uma nova vertente da marca chamada + Uma, com linha de objetos para casa.

VEJA

Marca dos franceses e amigos de infância François-Ghislain Morillion e Sébastien Kopp. Todas as solas dos ténis VEJA são em algodão agroecológico do Nordeste brasileiro. Como modelo de negócio, a VEJA paga um preço acima do mercado aos agricultores, seguindo as regras do mercado justo. Os primeiros ténis VEJA foram apresentados na semana de moda de Paris, em 2004, e foram encomendados pelas Galeries Laffayette, Le Bon Marché, Collete e pela japonesa Isetan. O lançamento aconteceu em 2005, no Palais de Tokyo, para editores de moda e fashionistas. Em 2008, passou a fazer parte da Selfridges e, em 2013, chegou ao Brasil à Le Choix de São Paulo. Hoje está presente em 39 multimarcas no Brasil. François e Sebastien abriram ainda duas lojas multimarcas em Paris, no Saint Martin (Centre Commercial e Centre Commercial Kids). Além do Brasil e Europa eles estão presentes na Ásia, África, Austrália, Médio Oriente, EUA e Canadá.

Os produtos: Ténis femininos e masculinos no Brasil. E também infantis no mercado internacional.