“PARQUE DOS SENTIDOS” – O mundo dos cinco sentidos sensoriais vai ser uma realidade.


Para dinamizar o complexo termal do CRÓ e inserido no novo complexo das Termas, a Câmara Municipal do Sabugal tem já em fase avançada de projeto um programa de atividades, com vista a proporcionar a descoberta e a fruição do espaço, designado por “Parque dos Sentidos”.

Para a área envolvente deste novíssimo e moderno balneário Termal, entre as ruinas do antigo balneário, ribeiros e serranias estão delineadas cinco zonas correspondentes a cada um dos nossos cinco sentidos sensoriais: visão, olfato, tato, audição e paladar. Em cada uma destas áreas, pretender-se-á proporcionar experiencias únicas de descoberta do território circundante envolto numa deslumbrante paisagem natural em que diferentes elementos se unem numa simbiose perfeita.

Ainda no ‘segredo dos deuses’ este parque ficará localizado, nas duas margens da Ribeira de Boi, ligadas por um pontão em pedra. Na margem direita encontram-se as ruínas do antigo balneário, construção de grandes dimensões ao gosto da arquitetura da década de 30, mas só finalizadas em 1957. Nesta margem encontram-se também os furos de captação de águas, com pequena bica e quatro construções em ruína que correspondem aos antigos serviços e alojamentos.

Na margem esquerda vêem-se ruínas de varias construções antigas. Numa delas, ainda se nota uma inscrição um tanto apagada onde se lê “Casa do José – dos curados milagrosos -19??” para alem da capela da Nossa Senhora dos Milagres, construção em granito do início do século XIX, recentemente restaurada.

A utilização das aguas medicinais do Cró remontam à era romana, mas a referência mais antiga data do Séc. XVIII, da autoria do médico Del’ Rei D. João V, que já na altura falava dos seus notáveis efeitos curativos.

A edilidade do Sabugal está a desenvolver todos os esforços, para que em breve o “Parque dos Sentidos” venha a ser uma realidade acreditando que este projeto será uma mais valia para toda a zona assim como para o Complexo Termal do Cró que inclui o Cró Hotel & Spa.