Inclusão é o mote do primeiro Arroios Film Festival

A Junta de Freguesia de Arroios organiza, de 1 a 8 de julho, a 1ª edição do Arroios Film Festival, cujas curtas-metragens têm a temática da inclusão nos seus mais variados conceitos: económico, social, cultural, religioso ou outro.

O festival apresenta uma mostra competitiva, com 52 filmes oriundos de Portugal, Estados Unidos, Irão, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, fazendo parte do júri o ator iraniano Reza Kianian, o realizador angolano Zezé Gamboa, o cineasta lisboeta Sérgio Graciano, Anabela Oliveira, professora e investigadora, e a jornalista mexicana Patrícia Lozano.

Os vencedores do Arroios Film Festival Special Award recebem um prémio de 3000 euros e às restantes categorias é atribuído o valor de 1500 euros: Best Fiction, Best Documentary e Best Animation.

Ao longo dos oito dias de festival será também possível assistir a uma vertente não competitiva, assim como uma sessão infantil com 42 curtas-metragens, exibidas no Mercado do Forno do Tijolo.

Tó Trips (Dead Combo) e João Doce (Wraygunn) irão apresentar os álbuns “Sumba” e “Guitarra Makaka” na inauguração do festival, às 22h30 no Auditório Camões, sendo a entrada gratuita, mas com lugares limitados.

No decorrer do Arroios Film Festival vão acontecer várias atividades paralelas como peças de teatro, workshops, uma mostra de poesia e canções persas e uma exposição fotográfica no Espaço Pessoa e Companhia e, no Mercado de Culturas, será possível ver uma mostra de trabalhos de vários artistas do mundo sobre “Bullying entre pares”. Tudo com entrada livre.

 

Mais informações sobre o festival aqui