Espetáculo com texto original de José Luís Peixoto estreia no Rivoli e propõe reflexão sobre a Lusofonia

O Teatro Municipal do Porto apresenta em estreia absoluta “Estrangeiras”, um espetáculo com encenação e direção de João Branco, e com texto original do escritor José Luís Peixoto, nos dias 8 e 9 de julho, às 19h00, no Teatro Rivoli.

Resultado de um projeto que começou há 10 anos entre o encenador e o escritor, “Estrangeiras” tem como protagonistas uma cabo-verdiana, uma portuguesa e uma brasileira que demonstram não só o pouco que sabem sobre os diferentes países lusófonos, mas também as tensões que prevalecem desde o tempo colonial.

Ao tentarem entrar nos Estados Unidos, as três mulheres, são obrigadas a ficar juntas durante algumas horas numa sala da polícia de fronteira do aeroporto.

É na incerteza dessa espera que, aos poucos, vão mostrando o que são e o que pensam umas sobre as outras. Esta é uma peça sobre os diversos espaços de uma língua espalhada pelo mundo, sobre o seu património de referências, a sua riqueza e, também, sobre os seus preconceitos, contradições e problemas. Qual a importância dessas três mulheres? Conseguirão elas entrar nos Estados Unidos?

“Estrageiras” conta com interpretação das atrizes Francisca Lima, Janaina Alves e Sílvia Lima, do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo e música original do compositor brasileiro Caio Terra.

A viver em Cabo Verde desde 1991, João Branco é o atual diretor do Centro Cultural Português (Polo do Mindelo) e o fundador do Mindelact — Festival Internacional do Teatro do Mindelo. Em 2010, foi condecorado pela Presidência da República de Cabo Verde, pelo contributo que tem dado à Cultura Cabo-Verdiana, em especial às artes cénicas.