Maratona de Lisboa espera bater recorde em outubro


A realizar-se a 2 de outubro, a Maratona que liga Cascais-Oeiras-Lisboa, conta este ano com 4.300 estrageiros inscritos, oriundos de 69 países, sendo esperado que o recorde da prova (2:08:21 horas) seja ultrapassado.

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, revelou ontem, terça-feira, na conferência de imprensa da apresentação da corrida, que “Vêm nove atletas com menos de 2:09 horas. Vêm dois atletas com 2h06, dois atletas com 2h07 e vários com 2h08. Nas mulheres, o nosso tempo é 2h25. Vem uma com 2h24 e outra com 2h23” e que a quebra do recorde dependerá “do dia, das condições atmosféricas, mas esperamos que se possa bater o recorde”, rematou.

Para Móia, “o trajeto não é o mais bonito do mundo, não quero exagerar, mas é, provavelmente, um dos mais bonitos do mundo. Um trajeto belíssimo, com história, e daqueles que sabem receber, que somos nós, os portugueses” e referiu a “ajuda fantástica e o trabalho meritório das Câmaras municipais”.

A cooperação entre as entidades envolvidas foi também realçada por Paulo Vinhas, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, que disse saber “perfeitamente aquilo que é a vontade, a determinação, a partilha, o envolvimento e a proximidade para organizar estes eventos, que são de dimensão internacional. Esta prova dá a conhecer este trajeto e a cidade de Lisboa, que não se restringe à área territorial de Lisboa. Temos planeado, em conjunto, que juntos somos capazes de fazer mais e melhor.”

Fazendo parte do circuito “rock’n’roll”, a prova vai contar com a animação de 21 bandas ao longo do percurso de quase 43 quilómetros desde a vila de Cascais até ao Parque das Nações.

A 4ª edição do projeto “Rock´n´Roll Maratona de Lisboa EDP” vai reunir atletas de elite como os quenianos Samuel Kiplimo Kosgei e Alfred Kering, Yacob Jarso da Etiópia e Yared Asmeron da Eritreia.

Os atletas portugueses participantes nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro não estarão presentes porque, segundo o homem forte da organização, “ainda não houve tempo para a recuperação”.

As inscrições da prova ainda se encontram a decorrer e têm o valor de 55 euros. Para os 21 quilómetros da Meia Maratona, a incrição custa 25 euros.