Subida à Glória 2016 – A prova que deu início à Semana Europeia do Desporto de Lisboa.


Pedro Garcia e a espanhola Maria Barros Fernandez, foram os grandes vencedores da terceira edição.

Pedro Garcia, da Associação 20 Kms de Almeirim/Restaurante o Forno, com o tempo de 40 segundos, destronou o ‘rei’ Ricardo Marinheiro (Maiatos-Reabnorte), batendo o vencedor das últimas três edições e recordista da prova.

Marinheiro, que fez o tempo de 44,07 segundos, foi o segundo classificado, mantendo contudo o recorde da Subida à Glória, por ele fixado em 2015, nos 35,59 segundos.

No setor feminino, Maria Barros Fernandez, a espanhola do Club Ciclista Spol Concellho de Porriño, bateu Jéssica Costa, da Associação Focus Team, tendo a favorita, Daniela Reis, ficado no quarto lugar.

Rui Vinhas, o vencedor em título da Volta a Portugal, Gustavo Veloso, bicampeão das duas edições anteriores, Joaquim Silva da W52-FC Porto e o triatleta do Benfica João Silva marcaram presença nesta que é uma das mais difíceis provas de ciclismo que se realiza no centro de Lisboa.

Os participantes, um a um, fugindo aos carris, enfrentaram uma subida com declive de 17% e com uma extensão de 265 metros, que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. Mais depressa ou mais devagar ou mesmo ao lado da bicicleta, o mais importante é participar pois esta não é uma corrida, mas sim a festa da Subida à Glória.