Maria Gadú traz 'Guelã' a Guimarães

A artista brasileira Maria Gadú apresenta o seu trabalho mais recente, ‘Guelã’, esta sexta-feira, dia 21, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, único destino português da sua digressão europeia.

‘Guelã’, o terceiro álbum da cantora, revelou-se um êxito retumbante no Brasil e mostra uma Maria Gadú amadurecida, com uma nova sonoridade patente nas letras cuidadas e melodias ricas de imaginação, sustentadas por um álbum muito coeso e estruturado, desde as suas sensíveis músicas até ao belíssimo projeto gráfico.

Nascido das influências e experiências vividas ao longo dos últimos quatros anos e que culminaram neste projeto, este disco para a artista “É diferente dos outros. Muita coisa aconteceu nesse meio tempo: viajei, fiz música lá fora e tive a oportunidade de conhecer outros artistas, de outras nacionalidades”, explica.

O disco foi produzido pela própria Maria Gadú que, para além dos vocais, assume a guitarra e o violão, pelo que ‘Guelã’, nome que significa gaivota, é o trabalho que melhor transparece a identidade da cantora, que teve ao seu cuidado cada detalhe:

“É um disco feito a pouquíssimas mãos. Trabalhei meticulosamente em cima dele, dentro de casa, com preciosismo e cuidado. Não é um apanhado de canções, todas elas têm a ver entre si. Nos meus outros lançamentos, desde 2009, trabalhei com pessoas muito boas, mas desta vez senti a necessidade de me desafiar e ver quem eu era. Foi muito legal e diferente. Nesse momento, eu sou exatamente o que está ali no disco”, revela.

O álbum, lançado em maio de 2015, foi indicado para o Grammy Latino na categoria “melhor álbum de Música Popular Brasileira” e, em junho deste ano, a cantora iniciou uma tournée pelo Brasil para apresentar o seu ‘Guelã’.

Esta sexta-feira será a vez de Portugal, num concerto único às 22 horas, encontrando-se os bilhetes já à venda nos lugares habituais.