Velocidade arranca este fim-de-semana no Estoril

O Autódromo do Estoril vai receber a primeira jornada de Racing Weekend, que marca a abertura da época nacional de velocidade já no dia 28 de Abril.

Campeonato Nacional de Velocidade Turismos (CNVT)

Época nova, campeonato, carros e pilotos novos; quase se pode resumir desta forma, a jornada inaugural do CNVT, que se continua a reger pelas regras TCR. Sendo o segundo ano que tal acontece, facilmente se poderá entender o acréscimo de concorrentes e da qualidade dos projetos que se prevêem para a época que está prestes a arrancar, apesar da conjuntura economicamente menos favorável.

A principal novidade desta época é a integração dos campeonatos Português e Espanhol e desta forma é criado o Campeonato TCR Ibérico. Esta novidade acrescenta valor e notoriedade a ambas as competições e permite também competir em novos circuitos e defrontar outros pilotos, o que abre maiores possibilidades para quem pretender seguir uma carreira internacional, sem trocar de carro, pois a unidade de regulamentos assim o permite.

Francisco Mora parte com o título de Campeão 2016 no currículo e como em equipa que vence não se mexe, volta a apostar no Seat Leon TCR. Mas daí para a frente, tudo o mais são novidades.

Francisco Abreu volta a apostar no VW Golf GTI da Novadriver,  mas agora segue o exemplo de Mora e alinha sozinho. Rafael Lobato “migrou” para a Veloso Motorsport, vai fazer equipa com Patrick Cunha e estreiam uma das grandes novidades da época, o Audi RS3 LMS. Outra das novidades é o Kia Cee´d TCR, que vai ter João Baptista e José Pedro Faria, ao volante.

Nuno Baptista continua a apostar no Seat Leon, mas agora a dividir a condução com Edgar Florindo. Cesar Machado mantém-se na Speedy Motorsport, com o Seat Leon, mas agora tem Manuel Pedro Fernandes, como companheiro de equipa. Gustavo Moura  vai-se sentar num Seat Leon da Baporo, cuja condução é dividida com Faust Salom, o Campeão Espanhol  de resistência. Eduardo e Ricardo Leitão constituem mais uma das novidades, ao volante de um Seat Leon.

Clássicos

Três campeonatos vão marcar presença no Circuito Fernanda Pires da Silva.

Campeonato Nacional de Clássicos reuniu 21 conjuntos, onde se destacam naturalmente os habituais animadores das posições da frente das corridas, com, certamente, reedições das lutas Porsche/ Ford, com João Pedro Silva e ter alguma vantagem com o carro alemão neste traçado. Do outro lado estrão Joaquim Jorge, Rui Alves e Rui Azevedo, certamente.

Em discussão vão estar as vitórias nos Históricos 65, 71, 75 e 81; os Grupos 1 e 5 e as duas Taças 1600 (H65 e H71).

Campeonato Nacional de Clássicos 1300 reuniu 14 inscritos. O destaque, a fazer fé nas época anteriores, prevê-se ser dos Datsun 1200 e nomes como José Fafiães, Arnaldo Marques e Carlos Cruz, saltam à vista. Também nos 1300 se vão discutir as vitórias nos Históricos 71 e 75, no Grupo 1 e nas Taças 1000 (H71 e H75).

Campeonato Legends promete igualmente emoções. João Novo assume o favoritismo, com o Ford Sierra RS500, quer à geral, quer nos Pós-históricos de 90. Mais uma vez vamos assistir, certamente, a lutas interessantes entre os Pós-históricos 99 e 99+2000, os LCC 99, a categoria Especial e ainda os Alfa-Romeo 156 e Fiat Punto dos FEUP 3 e 2, respetivamente.