Suzuki Swift, essência Suzuki


Sob uma aparência elegante brilha o ADN da Suzuki que incentiva a uma condução inspiradora e dinâmica. Pela primeira vez é disponibilizado o sistema SHVS com o motor BOOSTERJET.

Com o inicio de comercialização previsto para maio, o novo Swift, o novo modelo do segmento B da Marca oferece interessantes novidades estéticas, avançadas tecnologias de segurança e uma carroçaria extremamente leve que melhora o seu comportamento. O Suzuki Swift vem disposto a cativar os seus condutores através de conceitos como sucessão, evolução e inovação. O novo Swift é disponibilizado com sete cores de carroçaria, com quatro combinações bitone e duas motorizações a gasolina: o 1.2 Dualjet de 90 CV e o potente 1.0 Boosterjet Turbo de 111 CV.

No desenvolvimento do seu design foi dada especial atenção ao gosto Europeu que se complementou com um interior desportivo e funcional. Masao Kobori, Engenheiro responsável do Swift, afirmou: “O nosso propósito foi criar um automóvel que crie um ‘WOW!’ nas pessoas no momento em que olharem, entrarem e pisarem o acelerador do novo Swift”. Os manípulos das portas incorporados no pilar acrescentam ao seu estilo um visual desportivo, enquanto a iluminação de LED realça a sua elevada tecnologia.

A quarta geração do Swift oferece uma distancia entre eixos 20mm mais larga, o que beneficia notavelmente a sua habitabilidade interior, apesar do comprimento total do novo Swift ser 10mm mais curto. É 15mm mais baixo e 40mm mais largo, o que acentua a sua forma baixa e larga. O resultado é um melhor comportamento aerodinâmico reduzindo em cerca de 8% a sua resistência ao vento comparando com o atual Swift. As novas dimensões da plataforma permitem um aumento da capacidade da bagageira em 54 litros face à atual geração, oferecendo um volume de 265 litros que se podem ampliar até aos 579 litros, em caso de rebatimento dos bancos traseiros.

Descansa sob a plataforma “HEARTECT” de nova geração que imprime um impressionante comportamento ao veículo graças à sua leveza e elevada rigidez. O novo Swift oferece uma experiência de condução brilhante com um peso de apenas 840 kg, 120kg mais leve que o atual Swift. A sensação da direção faz com que a condução seja divertida em estradas sinuosas e estável em longas retas. Uns motores revitalizados conseguem quer um comportamento dinâmico do veículo, quer uma excelente redução no consumo de combustível.

O desenho completamente novo da suspensão, leve e de elevada rigidez, mantém a característica da direção de resposta direta do Swift, ao mesmo tempo que proporciona uma condução confortável e ágil. O raio de viragem é de 4,8 metros, o que significa 0,4 metros a menos do que na geração anterior.

O motor BOOSTERJET oferece eficiência no consumo de combustível a par de uma excelente potência. O seu sistema de injeção direta de combustível possibilita um baixo consumo ao mesmo tempo que o turbo transmite uma sensação de condução equiparada a um motor de 1.8 litros.

O novo Swift também está disponível com o motor gasolina 1.2 DUALJET, este motor, já conhecido de outras gamas como seja o Baleno e Ignis, melhora em cerca de 5% o consumo de combustível em comparação com o 1.2 DUALJET montado no Swift atual. Este motor pode ser combinado com a caixa manual de cinco velocidades ou a transmissão CVT que se destaca pela sua suavidade de funcionamento.

O sistema SHVS pode ser combinado pela primeira vez com o motor BOOSTERJET.

Este sistema funciona de idêntico modo que em outros modelos que incorporam o sistema híbrido: em situações que requerem um elevado consumo de combustível, como o arrancar e acelerar, o SHVS ajuda a reduzir o consumo de combustível ao proporcionar suporte do motor elétrico ISG (Integrated Starter Generator) utilizando a eletricidade gerada através da travagem regenerativa.

O interior do Suzuki Swift integra interessantes novidades como o écran LCD de 4,2 polegadas no painel de instrumentos e onde se visualizam as informações sobre os estado e rendimento do veículo, como seja a distribuição de binário e a força G a que está submetido o veículo durante a condução. Para além disso, vem equipado com o écran tátil de 7 polegadas que permite a ligação de um smartphone ao sistema de áudio por Bluetooth, porta USB compatível com MP3/WMA/ACC e uma entrada para cartões SD. Permite o uso de aplicações do Smartphone através de Apple CarPlay, Android AutoTM ou MirrorLinkTM.

O novo Swift incorpora pela primeira vez um avançado sistema de deteção da Suzuki que combina uma câmara monocular com um sensor de lazer que oferecem avançadas funções de segurança como a travagem de emergência autónoma, o alerta de mudança de faixa e a assistência de luzes de largo alcance.

Também utiliza um radar milimétrico no controlo de velocidade adaptativo.

A gama Swift dispõe de dois níveis de equipamento: GLE e GLX. Em ambas as versões se destaca o elevado equipamento de série. Na versão de acesso, GLE, realce para o computador de bordo, bancos dianteiros aquecidos, câmara de visão traseira ou o écran tátil. A versão GLX acresce, entre outros, faróis de LED, sistema de navegação, controlo de velocidade adaptativo com limitador, climatizados automático e arranque sem chave.