Avante: a festa da música e da cultura


Uma festa para todos! É desta forma que a organização define a festa do Avante que já vai no segundo dia da sua 41ª edição.

Mas engane-se quem pensa que esta festa é direccionada somente para a política. Para além dos debates organizados pelo partido comunista que todos podem assistir e participar, os visitantes podem usufruir de uma vasta panóplia de actividades, uma vez que a cultura é uma das maiores apostas da organização.

Exposições, como a MAR- Património e Potencialidades, organizada pelo Grupo de Trabalho da Ciência da Festa do Avante, é uma das opções de quem se interessa pelo conhecimento podem tomar. Se por outro lado a música é o que mais o cativa, existe a Feira do Disco, onde pode encontrar as mais variadas gerações entre Cd’s, Dv’s e Vinis.

A Feira do Livro e a Feira da Ladra complementam este leque de diversidade cultural.

E para os apreciadores de um bom prato variedade não falta. Todos os distritos nacionais e também alguns países das organizações internacionais apresentam as suas iguarias, sendo também este um forte atractivo da Festa do Avante.

Uma festa para miúdos e graúdos. As crianças são agora os novos públicos da festa. Com especial atenção na programação, os mais novos podem usufruir de insufláveis, pinturas na cara, jogos na água, teatro e música.

Futsal, Basquetebol, Andebol, Artes Marciais, Zumbas e Caminhadas são algumas das actividades propostas no programa Polidesportivo, deste ano.

A música é também um chamariz. Entre os vários géneros musicais, o Palco Fado é a grande novidade deste ano. Durante o dia de ontem, dia 02, no palco 1º de Maio, Xavier Diaz, que integrou os Berrogueto, atuou com as Adufeiras, um grupo de percussionistas e cantoras de música popular, onde apresentaram o seu mais recente projeto. João Afonso também atuou no mesmo palco onde deu uma assinatura única da música portuguesa apresentando um espectáculo comemorativo das duas décadas de música: 20 anos de Missangas.

No palco principal, o 25 de Abril, entre os vários concertos João Gil, um dos nomes mais conhecidos da música portuguesa, actuou com convidados surpresa como o Ala dos Namorados e Carlão.

A seguir a António Zambujo, que actuou pela primeira vez no palco principal, foi o pai do rock português que fechou os concertos do palco principal.

Para o último dia da festa, Clã, Paulo de Carvalho, Gisela João, e Mão Morta, este último a atuar pela primeira vez no evento, fecham a 41ª edição do Festival do Avante.