Red Bull Music assina duas noites exclusivas no Teatro Sá de Miranda no âmbito do festival Neopop

Em 2018, a Red Bull Music regressa a Viana do Castelo para mais uma aventura de celebração do pulsar singular da música electrónica aliando-se novamente ao festival Neopop para uma programação especial que se divide pelos dias 10 e 11 de Agosto.

® DR
Clark regressa ao nosso país com o projecto Death Peak em formato live no primeiro dia que será também marcado por GPU Panic para o arranque da viagem a 10 de Agosto. O segundo dia contará igualmente com prestação live de James Holden & The Animal Spirits e Surma a inaugurar a programação de 11 de Agosto. Os concertos terão lugar num novo espaço no mapa do festival que assim alargará a sua programação do Forte de Santiago da Barra, onde tradicionalmente tem lugar, ao Teatro Sá de Miranda, uma sala muito particular, com lotação de apenas 300 lugares, que oferecerá uma perspectiva privilegiada para estas antecipadas actuações. Os bilhetes exclusivos e informação estão disponíveis em redbull.pt/neopop

Depois de ter apresentado o aplaudido espectáculo 3D dos Kraftwerk em 2017, a Red Bull Music garante a sua associação curatorial ao festival Neopop com uma nova e ambiciosa proposta de programação para 2018.

GPU Panic e Surma são duas das mais vibrantes certezas do complexo puzzle de música electrónica que se conhece actualmente em Portugal. Tanto o ex-participante da Red Bull Music Academy em 2016 como a autora de Antwerp têm merecido justos aplausos da crítica devido às suas particulares visões musicais. Sand Haze é o mais recente trabalho de GPU Panic e investe por terrenos mais experimentais, mas nunca muito distantes das mais desafiantes e progressivas pistas de dança, combinando momentos reflexivos com passagens abrasivas e intensas. Já Surma, que tem viajado com a sua música um pouco por todo o mundo, prefere a tranquilidade reflexiva de passagens mais ambientais e vocais oníricos e quase sussurrados. É uma das grandes revelações da música nacional dos últimos anos.
Clark, cabeça de cartaz do primeiro dia da curadoria Red Bull Music no Teatro Sá de Miranda, a 10 de Agosto, levará o projecto Death Peak até Viana do Castelo. Descrito como um trabalho mais acessível e humano, Death Peak foi lançado na Warp perante aplauso entusiástico e generalizado revelando uma ambição estética que tem plena realização numa complexa apresentação ao vivo de invulgar riqueza cénica, combinando performance, dança, iluminação e projecções multimédia num espectáculo imersivo, perfeito para palcos como o que terá ao seu dispor no Neopop.
Igualmente imperdível será a apresentação, no dia 11 de Agosto, do veterano James Holden, pilar da cena electrónica britânica que se reinventou com o projecto The Animal Spirits, live band que inclui os préstimos de Tom Page (dos RocketNumberNine), Etienne Jaumet (também dos Zomvie Zombie), Marcus Hamblett, Liza Bec e Lascelle Gordon e que o mentor descreve como “uma banda de jazz espiritual a tocar música popular devocional”, referência directa à experiência que teve ao colaborar com o mestre marroquino de gnawa Mahmoud Guinia.
As portas do Teatro Sá de Miranda abrirão às 20:30 e os espectáculos terão início às 21:00.