Julião Sarmento e Pedro A.H. Paixão em exposição no Centro Internacional das Artes José de Guimarães

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) dá inicio ao segundo ciclo expositivo de 2018 ), esta sexta-feira, 29 de junho, com as exposições “Leopard in a Cage”, de Julião Sarmento, “Mundo Flutuante”, de Pedro A.H. Paixão, e “Lábios de Flamingo” que resulta da colaboração com o serviço de Educação e Mediação Cultural. Em Setembro um projeto expositivo de Ann Hamilton, no âmbito da Contextile 2018, encerrará este ciclo expositivo.

Julião Sarmento. Tapeçaria (Bilhete de Eléctrico), 1969/2018. Cortesia do artista
Julião Sarmento. Tapeçaria (Bilhete de Eléctrico), 1969/2018. Cortesia do artista - ®DR

 

 

Neste novo ciclo expositivo, o CIAJG apresenta uma exposição integralmente dedicada à reunião de projetos inéditos de Julião Sarmento (Lisboa, 1948), um dos mais destacados artistas contemporâneos portugueses que vem construindo, desde o final dos anos 1960, uma obra extraordinariamente prolífica que define um notável sentido de repetição, por um lado, e de rutura, por outro. Os sucessivos trabalhos ou séries que vai concebendo apresentam uma enorme diversidade de meios – pintura, filme, fotografia, desenho, som, tapeçaria, escultura – ao mesmo tempo que obedecem a um léxico temático reduzido e desenvolvido com minuciosa coerência.

“Leopard in a Cage” (leopardo numa jaula) propõe, do ponto de vista curatorial, o desafio de recuperar um conjunto de projetos que nunca antes haviam sido mostrados ou mesmo realizados, que são apresentados em diálogo com trabalhos novos, especificamente concebidos e produzidos para esta exposição. O título da exposição cita um projeto de 1975, “Um Leopardo na SNBA”, que visto a esta distância temporal, condensa muitos dos traços distintivos da obra do artista. O projeto, que nunca viria a realizar-se, e que é agora apresentado enquanto tal, estabelece, simultaneamente, o tema animal, referencial nestes e nos anos seguintes do trabalho de Julião Sarmento, o tema do desejo, uma estética do rigor e da contenção, um trabalho com as coordenadas invisíveis do tempo e do espaço, o campo de interpretação deixada ao espetador.

A par com a exposição de Julião Sarmento, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães desafiou Pedro A.H. Paixão a interagir de forma extensiva com a coleção permanente do Centro, patente no piso 1. Esta exposição tem como mote de base lançar um olhar abrangente sobre a produção do artista, acolhendo obras dos primeiros anos do seu percurso e trabalhos muito recentes, mas abre igualmente o campo a novas abordagens e à exploração de meios que não tinham sido antes tratados de maneira tão aprofundada como agora. Assim, para além de se apresentar um amplo conjunto de trabalhos em vídeo, um meio que Pedro A.H. Paixão nunca, em rigor, deixou de explorar, mas que nos últimos anos perdeu intensidade em favor do trabalho em desenho (aqui também presente em extensão), é o projeto sonoro, especificamente concebido para o espaço da coleção e em estreito diálogo com algumas das peças que a constituem, que surge como a grande novidade e o elemento unificador e perturbador, que sublinha e confere às obras expostas o seu carácter de inquietante e familiar estranheza.

No piso inferior, o CIAJG irá acolher, ainda, a exposição “Lábios de Flamingo”, realizada em colaboração com o serviço de Educação e Mediação Cultural que propõe uma releitura da história da arte através de um dispositivo de apresentação elementar – imagens retroprojetadas – e que se apresenta como um museu imaginário, um museu de todos os museus, problematizando a questão da reprodução e da migração das imagens.

“Lábios de Flamingo” é o Museu Imaginário dentro do Museu – como se de todos os museus do mundo para aqui afluíssem todas as obras de arte que imaginámos um dia ver reunidas. Numa época em que a migração das imagens se tornou tão comum, o CIAJG quis criar um observatório, um lugar da imaginação de onde pudéssemos olhar para um conjunto de imagens, que na sua grande maioria nos são familiares, e voltar a pensar sobre elas. Para tal, foi definido um conjunto de temas, mais ou menos transversais, que são o mote para reunir imagens das mais variadas proveniências e épocas, que, em conjunto, nos permitem viajar pela imaginação através do tempo e do espaço – como se entrássemos numa máquina de atravessar o tempo à velocidade da luz. A luz que vem dos retroprojetores, dispositivos que reenviam inelutavelmente para as salas de aula de antanho, onde e quando as aulas de história da arte eram uma espécie de caverna de onde surgiam imagens mágicas – mágicas como se as víssemos pela primeira vez. E as reconhecêssemos.

As exposições de Julião Sarmento e Pedro A.H. Paixão ficarão patentes até 07 de outubro. “Lábios de Flamingo” poderá ser visitada até 12 de agosto.

Aos domingos de manhã, a entrada é gratuita no CIAJG, o qual se encontra aberto de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.