Muito público no primeiro dia do Estoril Classic

O Autódromo do Estoril voltou a encher-se de público para mais uma edição do Estoril Classic, que começou um programa entusiasmante com corridas desde a Fórmula 1 até às motos de Grande Prémio.

Autódromo do Estoril
Estoril Classic - Cristina Pechirra

Depois do sucesso do ano passado, o início do evento era aguardado com grande antecipação, dado que para além dos carros da categoria máxima, que cativa sempre os adeptos de automobilismo, também as duas rodas integram o programa, trazendo até nós seis Campeões Mundiais.

O público respondeu massivamente, enchendo a bancada A e inundando o paddock, tendo sido notório a emoção dos espectadores perante as máquinas impressionantes e os campeões que se apresentaram no histórico circuito português.

Para além dos treinos-livres e qualificações que foram decorrendo ao longo da manhã, o primeiro momento alto da jornada foi o slalom que marcou o final do Rallye de Portugal Histórico.

Máquinas que fazem sonhar os adeptos enfrentaram o desafio da recta da meta do Autódromo do Estoril, tal e qual como era terminado o “melhor rali do mundo” ao longo de muitos anos.

Para além de consagrar a dupla João Vieira Borges/João Serôdio, em Porsche 911 Carrera de 1985, o vencedor da prova, a imensa mole humana albergada pela mais antiga pista permanente portuguesa vibrou com o Audi Quattro S1 pilotado por Stig Blomqvist, Campeão Mundial em 1984, e com o Lancia Delta Integrale 16v pilotado por Miki Biasion, Bicampeão Mundial de Ralis em 1989/1990.

A primeira corrida da F1 Classic foi o grande momento que se seguiu, com diversos carros que marcaram a história da categoria máxima do desporto automóvel a alinharem na grelha de partida perante uma bancada cheia.

Martin Stretton, em Tyrrel 012, arrancou da pole-position e manteve a liderança até ao final da prova, vencendo perante a Jamie Constable, em Tyrrel 011, que realizou uma recuperação notável desde a última posição. Mark Hazzel, aos comandos de um Brabham BT37 de 1972, assinou uma performance impressionante ao garantir o degrau mais baixo do pódio.

O eclético programa do Estoril Classic continuou com a primeira corrida da Moto GP Bike Legends.

O CSS Group 1 levou ao público a emoção das corridas de carros de turismo com duas qualificações que visam definir as grelhas de partida para as corridas de amanhã. Para a primeira será o Ford Escort de Fernando Soares/Filipe Martins a arrancar da pole-position, ao passo que na segunda foi um carro semelhante a garantir a melhor posição, mas desta feita o de Fernando Gaspar/Fernando Meyer Gaspar. Amanhã anteveem-se provas animadíssimas.

A jornada terminou com a corrida do Iberian Historic Endurance, uma prova que albergou máquinas tão impressionantes e históricas como o Porsche 911 3.0 RS, Ginetta G10, Shelby Mustang, Merlyn Mk4 ou Lotus Elan 26R.

O público aguardou pela prova da competição de clássicos mais importante do Sul da Europa, que terminou já com o sol posto, tendo assistido ao triunfo ao Porsche de Pedro Bastos Rezende, que foi acompanhado na subida ao pódio por James Hillard/James Guess, Ginetta, e Carlos Barbot, Merlyn.

Hoje espera-se mais um dia de emoções com corridas de todas as categorias presentes no Estoril Classic – um evento promovido pela Câmara Municipal de Cascais, a Associação de Turismo de Cascais, MCE e Race Ready – que animarão o muito público que adornará o Autódromo do Estoril.