Algarve Classic Festival volta a impor-se como referência no desporto motorizado clássico

A edição de 2018 do Algarve Classic Festival terminou com mais um conjunto de excelentes corridas e com grandes carros em pista, que ajudaram a consolidar o seu espaço na Europa e a impor-se como uma referência como evento de desporto motorizado clássico.

Algarve Classic Festival
Algarve Classic Festival - AMPaquete photos

 

Ao longo dos três dias da maior manifestação desportiva de automóveis clássicos do sul da Europa, foram as motas que deram início às hostilidades, com a segunda corrida das The Lansdowne & GP Originals. Depois do domínio das Yamaha, na corrida dominical foi a Waddon Rotax 1983 a impor-se pelas mãos de Gary Vines. A marca nipónica, ainda assim, teve presença no pódio, através da TZ de Phil Atkinson, ficando a Norton Manx de Duncan Fitchett no degrau mais baixo.

O programa prosseguiu com uma intensa prova do CSS Group 1, assistindo-se a um duelo entre os Ford Escort de Fernando Gaspar e Fernando Soares. O Campeão Nacional de Grupo 1 de 1981 acabaria por levar a melhor, sendo acompanhado na subida ao pódio por Soares e Afonso Cidrais, em Volkswagen Scirocco.

Na prova da tarde, que fechou o programa, Ricardo Pereira, em Fernando Escort RS2000, aproveitou os problemas de Fernando Mayer Gaspar e Filipe Martins para triunfar, batendo Luís Sousa Ribeiro, Jaguar XJS.

Depois dos Turismos, subiram ao palco os GT e protótipos – GT & Sports Car Cup GT Pre-1966 – tendo Chris Chiles Jr / Simon Garrad levado a melhor, em AC Cobra, frente ao carro semelhante de Leo Voyazides / Simon Hadfield e ao Lotus Elan Shapecraft de Andrew Garside / Andy Newall.

Um dos momentos mais esperados era entrada em pista dos Fórmula 1 que fizeram história até 1966. Depois do triunfo de ontem de Miles Griffith, em Lotus 16, hoje coube a Peter Horsman impor o seu Lotus 18/21, sendo acompanhado ao pódio por Tom Dark, Cooper T51, e Chris Drake, Cooper T71/73.

Os monolugares de Grande Prémio deram lugar aos GT, voltando a poder ver-se lutas entre máquinas belíssimas. O Jaguar Type E de James Cottingham / Massimiliano Girardo levou a melhor sobre o AC Cobra de Martin Hunt e Patrick Blakeney-Edwards, ficando o Austin Healey 3000 de Alex Bell e Julian Thomas no degrau mais baixo do pódio.

No Iberian Historic Endurance, depois do dissabor de ontem, hoje o duo Leo Voyazides / Simon Hadfield impôs o seu Ford GT40, sendo seguido pelo carro semelhante de George Nolte e Michel Funke. O Porsche 911 3.0 RS de Carlos Sena Brizido / João Pina Cardoso completou o pódio.

O programa prosseguiu com os imponentes carros da Algarve Sports Car Pre-1975 e voltou a ser o Lola T70 Andy Wolf a triunfar, sendo acompanhado na subida ao pódio por mais dois concorrentes munidos dos imponentes protótipos criados por Eric Broadley

A sangue na guelra da Fórmula Ford Portugal entrou em pista quando o relógio marcava 16h05. Depois dos problemas de ontem, Diogo Sousa venceu, aproximando-se do título do Troféu ZETEC, batendo Vítor Sampaio e Paulo Vieira.

A segunda prova do CSS Group 1 fechou o programa competitivo do Algarve Classic Festival, tendo um desfile ao longo do circuito dos diversos clubes que marcaram presença no Autódromo Internacional do Algarve concluído o evento que se assume como a maior manifestação desportiva de automóveis clássicos do sul da Europa.

Diogo Ferrao, o responsável máximo da Race Ready: “Este evento é o final da temporada do Historic Racing internacional. Todos os anos equipas de mais de vinte países vem ao Algarve trazendo excelentes e raros carros que apaixonam todos aqueles que gosta da história do Automobilismo. As equipas aproveitam o excelente tempo e um dos circuitos mais divertidos e seguros da Europa. O público português tem a possibilidade de ver algumas das joias do Automobilismo Mundial não só em exibição, mas a competirem, a razão para que foram inicialmente criados.”