TOMAR – Investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão levar o público numa viagem do Sistema Solar aos confins do Universo.

Investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço vão levar o público numa viagem do Sistema Solar aos confins do Universo.

Tomar
Percorrer o Universo em Tomar - ® DR

 

Na Digressão Ignite IAstro, os investigadores do IA estão dar a conhecer, de forma descontraída e acessível, temas atuais da investigação em ciências do espaço. Em menos de uma hora, vai-se ouvir falar da “sinfonia” das estrelas, de planetas que orbitam outros sóis, da poeira das galáxias, e dos futuros grandes telescópios.

Para o coordenador do IA, José Afonso (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa): “O gosto pela Ciência está em todos, mas infelizmente a Ciência não chega a todos os locais com a mesma facilidade. No IA assumimos o dever, e o prazer, em comunicar a ciência que fazemos, e com a Digressão Ignite IAstro pretendemos levar um pouco da Astrofísica e das Ciências do Espaço nacionais a todos os portugueses – muito em particular, aos que estão mais longe das grandes cidades.”

No formato compacto dos eventos Ignite IAstro, oito a dez investigadores apresentam a sua investigação em apenas cinco minutos cada. Seguindo o conceito dos eventos ʻigniteʼ, cada investigador terá uma sequência de 20 slides, que avança automaticamente de 15 em 15 segundos.

João Retrê (IA e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), cocoordenador do Grupo de Comunicação de Ciência do IA, comenta: “O formato ʻigniteʼ cativa a atenção de todos pela diversidade e rapidez das apresentações, criando momentos de espetáculo e entretenimento. A expetativa de ver os investigadores serem ultrapassados pelos slides cria dinâmica e diversão, que são características desta forma descontraída de apresentar e aprender ciência.”

Esta sessão Ignite IAstro tem o apoio do Município de Tomar e é a 17ª de uma digressão por Portugal. A Digressão Ignite IAstro começou em janeiro de 2016 e passou por dezasseis localidades de norte a sul do país, incluindo a Região Autónoma dos Açores. Pode ser seguida através da newsletter IAstro e também no Facebook e Twitter.

O Programa completo da sessão em Tomar pode ser consultado aqui.

 

_________________

  1. O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a instituição de referência na área em Portugal, integrando investigadores da Universidade do Porto e da Universidade de Lisboa, e englobando a maioria da produção científica nacional na área. Foi avaliado como “Excelente” na última avaliação que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) encomendou à European Science Foundation (ESF). A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais, incluindo pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/FIS/04434/2013), POPH/FSE e FEDER através do COMPETE 2020.