Tony Carreira: “a minha ideia é simplesmente parar uns tempos …”

Após o ensaio geral na passada sexta-feira, bem-humorado, mas com alguns sinais de cansaço, Tony Carreira, não faltou à conferencia de imprensa que sempre faz questão de dar à comunicação social, antes dos espetáculos.

Tony Carreira

Sobre os concertos que iriam acontecer, Tony assumiu que a semana foi difícil, por culpa de uma gripe que o deixou um pouco debilitado, mas o profissionalismo vem ao de cima quando nos diz “ Estive muito mal mas consegui recuperar e espero estar bem hoje à noite e amanhã. Tenho pena porque realmente esta semana foi difícil para mim, mas acho que tanto eu como toda a equipa com quem trabalho há tantos anos, fizemos um grande trabalho e neste momento quase na hora de ir para palco, espero que o público goste deste trabalho, mas claro que subo a palco cheio de medo como sempre foi”.

Voltar a esta sala, não é novidade para Tony Carreira. Questionado se desta vez ainda vai ser mais especial pelas razões amplamente divulgadas, Tony responde que “ com esta já são 18 vezes, em que aqui estamos e somos de longe quem mais cantou nesta sala, mas eu nunca banalizei esta sala, nunca achei que era uma coisa adquirida e que era normal, não, porque eu tenho a noção das coisas e tenho a noção que nada é eterno e que não é por vir aqui tantas vezes que é obrigatório que na próxima a sala esteja cheia, nunca vi as coisas dessa maneira”, referindo que  “Este concerto é baseado essencialmente nas canções dos 30 anos muito mais do que nos discos recentes …aliás temos canções no alinhamento que eu já não canto há 10 anos a 15 anos canções que fomos buscar aos anos 90 e portanto a essência do concerto é para as pessoas que me seguem hà tantos anos. No fundo é fazer uma viagem no tempo é voltar lá atrás e pouco a pouco chegar aos dias de hoje”.

Sobre o espetáculo diz ainda que poderá haver uma ou duas surpresas. ” Os meus filhos de vez em quando aparecem para cantar comigo e o Ricardo Landum graças a Deus estácá sempre”.

Segundo Tony este será o espetáculo mais elegante e mais bonito.  “Foi uma ideia que me foi sugerida por uma pessoa que trabalha comigo há 27, 28 anos, que é o meu engenheiro de luz e foi ele que me sugeriu este tipo de decor, porque eu sou um apaixonado por história, e como ele sabe dessa minha paixão por história, propôs este decor e acabou por gastar o dinheiro todo deste espetáculo. É um tipo fantástico, e estou muito feliz por isso”.

Os planos para o futuro, passam “ por chegar vivo a domingo, porque confesso que fisicamente…, mas pronto cá estou para dar um grande espetáculo e não háenergia maior do que o público, agora o próximo passo écom calma chegar ao Natal que está quase, passar com a minha família e depois não sei, não sei… sinceramente não sei, tenho inventado muitas coisas, porque naturalmente vocês fazem o vosso trabalho mas sinceramente, mas não faço ideia mesmo…” acrescentando  “está no momento em que é bom que o publico tire férias de mim, sinceramente é aquilo que eu acho, mas ainda hoje me cruzei com uma senhora, quando fui comprar pão, que me disse coisas tão bonitas para eu não parar de cantar, que me sensibilizou e me tocou profundamente. Realmente não encontro palavras para agradecer as coisa bonitas que o público me passa ….mas eu neste momento sinceramente não sei quanto tempo vou fazer de pausa, porque não tenho pensado sobre isso”.

A primeira reação da família foi de incredibilidade, “mas depois entenderam e acharam que eu tinha razão, porque eu já gravei 26 ou 27 álbuns, em 30 anos, portanto acho que está no momento também de artisticamente ouvir outras coisas e para isso também é necessário tempo e eles acham que sim, que faz sentido” diz Tony com ar satisfeito.

Mas o cantor faz questão de dizer, que não pensa parar de cantar “porquea minha vida sempre foi isto, foi a música, e eu tenho um enorme respeito pela música, porque a música é que me deu esta vida. Já tantas vezes eu falei sobre o meu percurso, e a minha vida não tinha sido nada simpática, aos meus olhos pelo menos, se eu não tivesse tido a sorte de conseguir nas canções aquilo que consegui, portanto eu estou eternamente grato e não quero de forma alguma parar, não estou aqui a fazer um jogo ou coisa que se pareça, a minha ideia é simplesmente parar uns tempos e quando parar começo a pensar nas coisas, porque toda a vida fiz projetos a muito curto prazo”.

Após estas declarações, esperemos que realmente a pausa a que se propõe, seja breve.

A conferencia de imprensa terminou, com uma declaração inesperada “e no que diz respeito a vocês [jornalistas], ao fim destes anos todos, queria agradecer-vos, do coração, obrigada mesmo. Por mais tempestades que possa ter havido pontualmente, agradecer. Foram mais as coisas bonitas que as coisas más. Obrigada!”

Poucos artistas o fazem, mas Tony Carreira, demonstrou mais uma vez o respeito que lhe merecem todos os que consigo trabalham e privam, inclusivamente jornalistas e fotógrafos.

Neste ‘fim de ciclo’, depois do sucesso alcançado a nível mundial, e com os seus filhos a deixarem a sua marca, tanto no mundo da música, como na moda e nas redes sociais, Tony Carreira parte para ‘férias’ com dois concertos muito acima da média e inenarráveis na Altice Arena. Como se isso não fosse bastante o seu recente disco “As Canções das Nossas Vidas” entrou diretamente para o 1º lugar do Top Nacional de Vendas.

Quando todos os recordes foram superados, que nos irá reservar António Antunes num futuro que esperamos breve?

Até já, Tony!