Termas de S. Pedro do Sul, um lugar de Saúde e de Bem-estar

Hoje quem procura as termas, procura mais que os tradicionais tratamentos com águas medicinais. A prevenção é uma preocupação cada vez maior e a faixa etária de utentes altera-se. Já não são só os ‘velhinhos’, bem pelo contrário.

São Pedro do Sul
Termas de S Pedro do Sul - © Aldrabiscas

O rejuvenescimento da faixa etária, é já uma realidade. A este propósito, Victor Leal, Presidente do Conselho de Administração da Termalistur, refere; “na grande maioria, os clientes que procuram Termas são pessoas cujas faixas etárias se situam acima dos 60 anos de idade. No entanto, esta tendência tem vindo a inverter-se, de forma significativa, e cada vez mais as águas termais são procuradas por pessoas com intervalos etários entre os 30 e os 50 anos, pois, apesar de ainda não terem nenhuma patologia diagnosticada, querem atrasar o aparecimento dos problemas reumatismais e de desgaste das articulações que, inevitavelmente, surgem com a idade.”

Perante esta realidade Victor Leal, refere que o conceito de termas, se tem vindo a alterar de ano para ano “o conceito de Termas, como o conhecíamos, em pouco se assemelha à realidade presente. Temos que nos manter alinhados com as tendências do setor a nível europeu e, até, mundial” diz, acrescentando “as termas são hoje procuradas por pessoas com uma multiplicidade cultural, social e económica notória, consequentemente, com perspetivas bastante diferenciadas no que se refere à sua estadia.”

Seguindo este principio, as termas de S. Pedro do Sul, em termos de infraestruturas, têm neste momento dois balneários, com uma arquitetura bastante distinta e cuja essência é a mesma, mas com conceções diferentes, precisamente para ir ao encontro dos diferentes padrões de clientes que as procuram.

Relativamente aos tratamentos mais tradicionais e para os quais as características das águas são bastante procuradas, como a fisioterapia, houve a preocupação por parte da equipa médica e terapêutica de conciliar os tratamentos comuns, com a água termal.

Numa época em que se fala cada vez mais em saúde e bem-estar a crenoterapia, oferece um vasto horizonte de possibilidades na preservação e manutenção da qualidade de vida.

Nessa base, uma das grandes apostas das Termas de São Pedro de Sul, foi a construção de um moderno SPA, que se posiciona cada vez mais para a saúde e o bem-estar, com oferta de tratamentos personalizados de alto nível.

Para complementar, a vertente de SPA e visando a sua utilização em tratamentos e massagens corporais e faciais, foi criada uma linha de dermocosmética, aproveitando as características únicas das águas minerais naturais.

A este respeito, Victor Leal, sublinha a importância da linha de dermocosmética, que considera uma mais valia do ponto de vista da afirmação das marcas termais nacionais, junto dos consumidores desta categoria de produtos  uma vez que o “ estudo sobre o potencial bioativo das águas termais da região centro, conduzido por uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade da Beira Interior e da Universidade de Coimbra, já revelou resultados muito interessantes, demonstrando a atividade antimicrobiana e antialérgica de determinados perfis químicos de águas, bem como as propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, anti senescência, regeneradoras e cicatrizantes de outros perfis, o que permite, pela primeira vez, demonstrar cientificamente a ação preventiva e terapêutica das águas termais”. As evidências deste relatório “serão agora transmitidas às estâncias termais que integraram o estudo, que ficarão, assim, com validação científica para a utilização das águas termais na área da dermocosmética, podendo diversificar as suas áreas de negócio e, desta forma, contrariar a tendência geral de diminuição da procura do termalismo terapêutico”, acrescenta Victor Leal.

Equilibrar o crescimento e a exploração de águas minerais naturais, de forma a dar resposta a um público cada vez mais conhecedor de outras realidades e, consequentemente, mais exigente é uma das preocupações deste empreendedor que afirma “a definição de cura termal vai muito para além da realização dos tratamentos, é imperativo conjugar o bem-estar físico e o social.  Isto consegue-se com uma oferta de lazer diversificada. Na valência do Bem-estar, procuramos estar atentos ao percurso do ramo e ousar na oferta disponível. As Termas devem crescer ao ritmo do crescimento urbano. A procura termal e de lazer veio transformar a estância termal num quase resort termal”.