Conhecidos os vencedores do Produto do Ano 2019

A cerimónia de entrega de prémios, decorreu no Hard Rock Café, em Lisboa, antecedida de uma conferência dedicada ao tema “A Inovação e o Consumo Sustentável” moderada pelo o jornalista da SIC Pedro Andersson e contou com as presenças de Sara Fonseca do Lidl - Mário Barreto da Tabaqueira (IQOS) - Marta Silva da Oriflame - Patrícia Franganito da Bureau Veritas.

Produto do Ano 2019
Conhecidos os vencedores do Produto do Ano 2019

 

Os oradores salientaram o facto da importância de optar por produtos sustentáveis quer do ponto de vista ambiental, quer social, independentemente de até poderem ser mais caros.

Se para Sara Fonseca este género de políticas devem ser “um investimento e compromisso da marca”, seja qual for a área, Marta Silva, acredita que “os portugueses estão cada vez mais conscientes desta realidade e reconhecem-na”.

Já a Tabaqueira tem tido a preocupação de reduzir a nocividade do cigarro e, por isso, investiram “num conjunto de 460 cientistas que procuram de forma contínua reduzir o impacto negativo dos produtos do tabaco”.

Por seu lado, Patrícia Franganito, garante que tem havido um grande empenho das empresas em apostar neste tipo de produtos e “o próximo passo passará pelo branding de produto sustentável”.

De 89 produtos avaliados, os consumidores portugueses destacaram 36 pela sua qualidade e inovação.

Nesta avaliação, foi possível constatar que os portugueses estão cada vez mais abertos às mudanças e às novidades, já que de acordo com 91% das respostas (mais 2% que na edição anterior), verifica-se que a apetência pela experimentação de novos produtos é maior de ano para ano.

Esta ideia sai reforçada quando 76% dos consumidores garantem estar dispostos a pagar mais por um produto novo que os satisfaça, embora continuando a privilegiar a relação qualidade/preço.

Uma das surpresas do estudo foi identificar que, atualmente as mulheres demonstram mais interesse do que os homens em produtos com novas tecnologias.

Numa era marcada pelo digital, uma grande parte dos produtos são mais vistos em loja, com os meios online a serem preferidos por apenas 33%. Também a televisão (25%) e os folhetos (22%) continuam a ser meios privilegiados para conhecer novos produtos. Em extinção os mallings por correio, com apenas 2% das referências.

Em Portugal, o Produto do Ano constitui um poderoso instrumento de marketing para as empresas premiadas, com resultados comprovados no aumento de vendas, da distribuição e da notoriedade da marca.

Segundo o estudo levado a cabo pela Netsonda, no final de 2018, com 3278 inquiridos, o produto considerado como o mais inovador foi o Swapp, um produto que permite ter um número de telemóvel adicional no smartphone, sem necessidade de Dual SIM e sem pagar por mais tarifários. Aos 36 produtos distinguidos, estão associadas 25 marcas, das quais se destaca a NOS premiada com 5 Produtos do Ano.

Consulte aqui a lista completa de vencedores.