Complexo Termal de Vizela inaugurado para devolver a Vizela o título de “Rainha das Termas”

O povo de Vizela saiu ontem à rua para testemunhar a requalificação do Complexo Termal de Vizela, um desejo há muito ansiado pelos vizelenses e que só foi possivel pelo trabalho desenvolvido pela Autarquia com a Companhia de Banhos de Vizela e com a Tesal.

Vizela
Complexo Termal de Vizela inaugurado - ®DR

 

Foi também inaugurada a requalificação da Rua das Termas, cuja reformulação visou sobretudo o tratamento e alargamento dos passeios, o tratamento do pavimento da área de circulação automóvel e o reposicionamento da estrutura de iluminação pública. Foi também criada uma pequena praceta de acesso ao estabelecimento termal.

A inauguração da requalificação do Complexo Termal de Vizela vem agora permitir que as Termas de Vizela retomem a sua tradição termal, cuja origem remonta há pelo menos três séculos, O balneário termal está assim reaberto na totalidade, nomeadamente a entrada, os acessos e respetivos balneários, a área exterior e a piscina termal, para que as Termas de Vizela possam voltar a funcionar em pleno.

Tomás Ares, administrador do Grupo Tesal, destacou no seu discurso os cinco milhões de euros investidos na requalificação do Complexo Termal, realçando também a parceria com a Câmara Municipal de Vizela para que este processo chegasse a bom porto.

Na sua intervenção, o Presidente da Assembleia Municipal manifestou o seu grande orgulho e felicidade por Vizela voltar a ser a “Rainha das Termas”, realçando que o Executivo Municipal cumpre as suas promessas e constrói a felicidade dos vizelenses.

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela destacou nas suas palvars que tudo isto só foi possível graças a Tomas Ares, do Grupo Tesal, ao Eng. Coutinho, da Companhia de Banhos de Vizela, ao Presidente e os deputados municipais apenas e só do Movimento Vizela Sempre e da coligação “Vizela é para todos”, e ao Executivo Municipal, constituído pelo Movimento Vizela Sempre e pela coligação “Vizela é para todos”.

Victor Hugo Salgado dectacou o acordo triangular entre a Tesal, Companhia de Banhos de Vizela e a Câmara Municipal, com cedências de parte a parte e que permitiram desbloquear em definitivo um problema criado pelo anterior Executivo e que se arrastava há vários anos.

Depois da inauguração, seguiu-se uma visita ao interior do renovado Complexo Termal de Vizela, dotado dos mais modernos equipamentos e infraestruturas, onde a maior atração é a nova piscina dinâmica, uma das maiores da Península Ibérica, e que vão potenciar as propriedades terapêuticas das águas de Vizela, já reconhecidas desde o século XVIII.

Com a requalificação do Complexo Termal de Vizela pretende-se que as termas de Vizela retomem a sua tradição termal, cuja origem remonta há pelo menos três séculos, de modo a potenciar o incentivo e a promoção do turismo de saúde e a permitir que Vizela tenha as melhores condições para captar turistas e aquistas, contribuindo, assim, para o crescimento do Turismo e, consequentemente, para o desenvolvimento do Concelho.

É, pois, tempo de devolver a Vizela o que, por direito, foi seu e lhe pertence, ou seja o título de “Rainha das Termas”, obtendo, assim, uma valiosíssima mais-valia para a recuperação económica sustentada do Município.

 

 

Fonte: CMV