Sapatos feitos com fio tecnológico 100% português premiado em Frankfurt

Foi ontem (14), na abertura oficial da feira Techtextil and Texprocess 2019, em Frankfurt, que o Fio Cork-a-Tex foi premiado com o TECHTEXTIL INNOVATION AWARD 2019, na categoria New Material, considerada a mais importante. Esta é a primeira vez que um projeto português ganha este prestigiado prémio mundial.

Marita Moreno
Sapatos feitos com fio tecnológico 100% português premiado em Frankfurt - ®DR

 

A marca Marita Moreno, marca portuguesa de sapatos e acessórios ecológicos e sustentáveis, foi desafiada pela Sedacor, empresa portuguesa na área da cortiça, para criar um produto que demonstrasse a polivalência e a flexibilidade do fio premiado.

Marita Moreno
Sapatos feitos com fio tecnológico 100% português premiado em Frankfurt – ®DR

Há pouco mais de um mês, a diretora criativa Marita Setas Ferro começou a trabalhar num protótipo com este fio de alta-tecnologia, optando por usar uma técnica tradicional e um desenho centenário, com o objetivo de mostrar que a cultura portuguesa se reinventa de diversas formas –uma delas através da utilização do riquíssimo património Português misturado com o state of the art dos materiais tecnológicos criados e fabricados em Portugal.

Juntou-se às mãos da artesã açoriana Eduarda Vieira para utilizar a tecelagem artesanal e tradicional da Ilha terceira, usada como coberta das camas – o Repasso. Desta forma, desenvolveram um têxtil 100% em Fio Cork-a-Tex, com um toque seco e semelhante ao linho, mas com as propriedades da cortiça e a beleza do repasso açoriano.

Marita Moreno
Sapatos feitos com fio tecnológico 100% português premiado em Frankfurt – ®DR

O Cork-a-Tex-Yarn resulta de um projeto liderado pela Sedacor, em parceria com a Têxteis Penedo, o CITEVE e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, com o apoio do Governo Português e da União Europeia.

 

 

Marita Moreno é uma marca portuguesa de calçado e carteiras, criada com uma perspetiva única, na qual a história dos produtos é fundamental para a sua definição como marca de “moda lenta”.

Ética, transparência na produção e responsabilidade social sempre foram valores intrínsecos à marca desde a sua criação, em 2008. Já a responsabilidade ambiental atinge o seu auge em 2017, com a criação da primeira linha totalmente vegan da Marita Moreno. O grande compromisso da empresa é usar práticas ecológicas e sustentáveis na cultura corporativa, minimizando os impactos gerados pelas atividades económicas no meio ambiente, bem como alertando as pessoas para a forma como elas consomem, numa tentativa de ir mudando hábitos e mentalidades.

A Techtextil é a principal feira internacional de têxteis técnicos e não tecidos, o maior e mais reconhecido evento internacional neste campo e os seus prémios são procurados por todos os que fazem Pesquisa e Inovação nessa área.