Turismo do Norte congratula-se com elevação do Santuário do Bom Jesus a Património Mundial da UNESCO

A Entidade do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) congratula-se com a distinção anunciada hoje, em Baku, da elevação do Santuário do Bom Jesus, em Braga, a Património Cultural Mundial da UNESCO.

Bom Jesus
Luis Pedro Martins visita Bom Jesus - ®dR

 

De acordo com o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, “esta é uma distinção mais do que merecida que contou, desde a primeira hora, com o apoio da TPNP. O Bom Jesus é um dos maiores baluartes, em termos de património religioso, da nossa região e a sua elevação a Património Mundial constituirá certamente um impulso para a dinamização do turismo religioso no destino Porto e Norte”.

Luís Pedro Martins aproveita esta oportunidade para realçar o empenho nesta candidatura da Arquidiocese de Braga, da Confraria do Bom Jesus bem como do município bracarense. “Um grande trabalho de equipa corolado hoje com esta distinção”, salientou o presidente da TPNP.

No passado mês de fevereiro, poucos dias depois da sua tomada de posse, Luís Pedro Martins visitou as obras em curso no monumento, apoiando entusiasticamente, logo ali, a candidatura do Bom Jesus a Património Mundial da UNESCO por entender “tratar-se de uma mais-valia para reforçar a vertente do turismo religioso que tem registado em acentuado crescimento”.

Esta é, aliás, uma das apostas enunciadas desde o início do mandato por Luís Pedro Martins, acreditando que “impulsionando o vasto património e restaurando algum outro poderemos ser, cada vez mais, uma referência em termos de turismo religioso”. Ainda no decorrer da referida visita que realizou em fevereiro, acompanhado pelo arcebispo primaz de Braga, D. Jorge Ortiga, e pelo Secretário da Confraria, Varico Pereira, Luís Pedro Martins ficou impressionado com as obras de conservação e restauro, tendo saído confiante de que o resultado seria aquele que foi anunciado hoje de manhã.

De referir que o Santuário do Bom Jesus é um dos monumentos do Norte do País mais visitados, recebendo cerca de 1,2 milhões de visitantes por ano, números que poderão aumentar consideravelmente com a distinção agora recebida.

O Norte do País já tinha inscrito no Património Mundial da Humanidade da Unesco o Centro Histórico do Porto, o Centro Histórico de Guimarães, o Alto Douro Vinhateiro, assim como o Património Arqueológico do Côa.

 

Notícias relacionadas: Palácio de Mafra e Bom Jesus de Braga classificados como Património Mundial da UNESCO