A Romaria de N. Sra. Da Peneda é já este fim de semana

Decorre de 31 de agosto a 8 de setembro, a Romaria de Nª. Sra. da Peneda, na Gavieira, Arcos de Valdevez, uma festividade de cariz religioso e cultural, muito procurada a nível local, nacional e internacional.

Arcos de Valdevez
Romaria de N. Sra. Da Peneda - ®DR

 

Esta é uma celebração que, Segundo o Município de Arcos de Valdevez e Confraria de Nª. Sra. da Peneda, “segue a tradição das grandes peregrinações marianas, onde a envolvente paisagística natural, neste caso integrada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, favorece o desenvolvimento de uma ambiência festiva e de um espírito celebrativo muito próprio, fazendo desta romaria uma das maiores e mais fascinantes de todo o Alto Minho, que atrai muitos portugueses e espanhóis”.

Sendo a Romaria uma celebração em honra de Nª. Sra. da Penedaconta com um vasto programa de celebrações religiosas. Contudo, a parte cultural não foi esquecida. Assim, tem especial destaque, no domingo, dia 1 de setembro, o concerto “Músicas à Senhora”, com a atuação do fadista Ricardo Ribeiro, às 21h30 e a exposição de fotografia “Cântico das Criaturas”. No dia 5 há Baile Popular e no dia 6 irá decorrer a “Bênção de Concertinas no Santuário”, seguida de desfile até ao recinto do baile popular”.

Com uma essência religiosa e contemplativa, a Romaria assume um papel importante na divulgação do património arquitetónico e histórico, desde o Santuário ao monumental escadório e as suas 20 Capelas temáticas, todos eles pontos de passagem obrigatórios, que associados às magnificas paisagens naturais, fazem da Peneda, um destino turístico de exceção, no itinerário de Arcos de Valdevez e no Parque Nacional Peneda Gerês.