5ª Gala Equestre Solidária ‘foi ajudada a ajudar’ a Apat e Acrescer

A Praça de Touros José Salvador, em Tomar, foi palco na passada sexta feira, 30 de agosto, da 5ª Gala Equestre, um evento solidário, que, desde a sua primeira edição, é organizado pela Escola Equestre Vítor Rodrigues e este ano, pela 1ª vez, também pela “Associação Luis Boavida”.

5ª Gala Equestre Solidária
5ª Gala Equestre Solidária ‘foi ajudada a ajudar’ a Apat e Acrescer - ©Aldrabiscas (Armando Saldanha)

Com o lema “ajude-nos a ajudar”, este evento foi criado há cinco anos pelo falecido Luís Boavida e por Vitor Rodrigues com o objetivo de ajudar instituições de Tomar.

O evento proporcionou ao publico presente, duas horas de espetáculo em que se combinou a arte do cavalo e cavaleiro, com a música e a dança. A apresentação esteve a cargo do fadista Emanuel Soares, que presenteou o publico, com alguns temas da sua autoria.

Á semelhança de anos anteriores, a receita desta gala solidária, este ano, reverteu a favor da APAT – Associação Protetora dos Animais e para a Acrescer – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Necessidades Educativas Especiais, duas associações locais.

Yolanda Conceição, da ‘Acrescer’ e Teresa Vigário da ‘APAT’, estiveram à conversa com o aNoticia.pt. Duas mulheres, cuja cumplicidade era notória, já que fruto desta iniciativa, encontraram pontos comuns na vontade de ajudar e formaram uma parceria.

A Acrescer, – Associação de pais e amigos de crianças com necessidades educativas especiais –fundada em junho de 2013, tem como objetivo principal dar apoio emocional a famílias e crianças com necessidades educativas. “Mas as coisas foram evoluindo e fomos confrontados com outro tipo de situações a que tivemos de dar respostas. Neste momento temos terapia da fala, psicologia, apoio educativo” explica Yolanda Conceição, continuando “queremos que a Acrescer, seja aberta à comunidade em geral, para podemos dar um apoio mais humano. Qualquer pessoa pode chegar até nós, mesmo vindo sem diagnostico, só com um problema, que ás vezes pode parecer muito pequeno, mas para a aquela família é enorme. O nosso papel é ouvimos, orientar e encaminhar” concluiu.

A funcionar em exíguas instalações (apenas dois gabinetes), cedidas pela Camara Municipal de Tomar, a associação tem como principal objetivo conseguir um espaço maior onde professores, terapeutas da fala, psicólogos e amigos, posam alargar o âmbito da ajuda que agora prestam “naquele espacinho, tentamos que as pessoas se sintam em casa e se sintam ouvidas. Ali com toda a nossa força e alegria a magia acontece” diz Yolanda com os olhos a brilhar.

Embora os serviços técnicos sejam pagos, o valor cobrado é muito abaixo dos praticados no mercado, porque é para um grupo restrito, todo o trabalho profissional é feito em regime de voluntariado. “O objetivo não é sermos uma clínica, é darmos um acompanhamento mais próximo e mais personalizado…. Vivemos das quotas dos sócios -12 € ano – tentamos o apoio ao associativismo anual da Câmara, concorremos a projetos nacionais que aparecem, como os do Montepio ou do Santander e a projetos paralelos da cidade de Tomar” explica Yolanda.

Para além de beneficiárias da Gala Equestre, a Acrescer e a Apat, juntam-se agora num projeto conjunto, que é a Acrescer com os cães.

Teresa Vigário, conta-nos que em semana e meia, conjuntamente com Yolanda Conceição, desenvolveram um projeto em que crianças com necessidades educativas possam ter ajuda de cães. Nesta altura já existe uma treinadora a trabalhar com uma criança com trissomia 21. Outras se seguirão.

Mas os problemas com que a APAT se debate, são imensos. Instalada no antigo canil municipal, Teresa refere que “para alem do dinheiro ou antes da falta dele, o maior problema com que nos debatemos, é a falta de um veterinário que possa trabalhar connosco em regime de voluntariado. A outra solução seria termos o apoio de um veterinário municipal, que não existe. A antiga veterinária reformou-se e não foi substituída”.

Em colaboração com a Camara Municipal e nas redes sociais, a APAT promove campanhas de sensibilização de adoção porque “Cada vez há mais abandonos, embora também haja mais adoções. As pessoas estão muito mais sensibilizadas para esta causa. De qualquer forma o número de animais que entra no canil é muito superior às adoções” concluiu Teresa Vigário.

Mais uma Gala Equestre solidaria, que foi um sucesso. Talvez não em número de pessoas presentes na Praça de Touros, mas pelo número de bilhetes vendidos, já que muitas pessoas não assistiram ao espetáculo, por variados motivos.

Sucesso também, pelo projeto entre a APAT e a Acrescer, que nasceu deste encontro e que como Yolanda Conceição e Teresa Vigário dizem “Juntas somos mais fortes”.