10ª edição do Festival Cantabile regressa a Lisboa

O Festival Cantabile, sob direção artística de Diemut Poppen, regressa a Lisboa de 21 a 27 de setembro, com concertos imperdíveis protagonizados por solistas de renome, a nível nacional e internacional, como Maria - Elisabeth Lott, Diemut Poppen, Pavel Gomziakov, Matan Porat, Raúl da Costa e André Baleiro.

Cantabilefest,
10ª edição do Festival Cantabile - ®DR

 

Os concertos desta 10ª edição, considerado como um dos mais importantes festivais de música de câmara do país, terão lugar nos dias 21 de setembro no Centro Cultural de Belém, dia 23 de setembro na Casa Pia de Lisboa, nos dias 24 e 25 de setembro no Teatro Nacional de São Carlos e no dia 27 de setembro no Convento dos Cardães.

Produzido pelo Cantabilefest, este Festival tem manifestado a capacidade de atrair grandes artistas de renome internacional e nacional, sem esquecer a colaboração com grandes instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Nacional de São Carlos ou os Palácios Nacionais de Sintra, Queluz e Mafra. É também de destacar o trabalho realizado com orquestras nacionais como a Orquestra Gulbenkian ou a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Apresentado pela primeira vez em 2010 com a direçãoartística de Diemut Poppen e sob a iniciativa do Goethe Institute, o Festival Cantabile oferece uma variedade de repertórios clássicos e modernos, que ligam épocas e cruzam obras dos mestres do passado com compositores contemporâneos como Rihm, Ligeti, Kurtag, Kancheli ou os portugueses Antonio Pinho Vargas e Luís Tinoco.

Desde a sua primeira edição que o  Festival Cantabile, tem vindo a demonstrar uma crescente preocupação para a inclusão social, através da música, motivo pelo qual tem desenvolvido importantes ações de responsabilidade social, como a oferta de instrumentos. Este ano não é exceção e a Casa Pia será alvo de um  programa pedagógico para os seus alunos de ensino artístico.