Noite épica reúniu 195 músicos em Encontro de Bandas

5 bandas e 195 músicos filarmónicos, mostraram toda a sua juventude, mestria e qualidade na Igreja de Santa Maria da Alcáçova, em Montemor-o-Velho.

Montemor-o-Velho
Noite épica reuniu 195 músicos em Encontro de Bandas - ®DR

 

Devido à instabilidade climatérica, o concerto não se realizou no Castelo de Montemor-o-Velho, mas isso não foi obstáculo para que os músicos da AMA – Academia Musical Arazedense, da Associação Cultural e Recreativa de Carapinheira, da AFUV – Associação Filarmónica União Verridense, da Associação Filarmónica 25 de setembro e da FIRA – Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira deixassem a vasta plateia presente na noite de 21 de setembro com as emoções à flor da pele.

“Hoje demonstrámos que o nosso concelho é, de facto, riquíssimo. O concerto desta noite é digno de estar em qualquer parte do mundo a representar o que de melhor se faz em Montemor-o-Velho, na região, no País”, referiu, comovido, o vereador da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Décio Matias. O Encontro de Bandas do Concelho de Montemor-o-Velho é, na opinião do autarca montemorense, a prova de que “o concelho só cresce se trabalharmos em escala e em parceria, e estamos, realmente, a trabalhar cada vez melhor e a perceber que juntos, somos, de facto, mais fortes”.
Elogiando os músicos por mais uma prestação de excelência, Décio Matias não esqueceu os membros das direções destas formações musicais que “trabalham dia-a-dia em prol da música, dos nossos músicos, da nossa cultura, do nosso concelho e da nossa sociedade”.

Também Bruno Paixão, diretor distrital de Coimbra da fundação INATEL, parceiro desta iniciativa, destacou a interação entre todas as partes envolvidas, desde as bandas ao Município, que culminou num espetáculo memorável, pleno de História: “não estivéssemos perante 638 anos (somatório das idades das bandas participantes), num Castelo do século IX”. “Uma vez mais demonstrámos que a cultura é universal”, reforçou.

Francisco Batista, presidente da direção da AFUV, que este ano articulou o Encontro de Bandas (tarefa que será alternada pelas restantes estruturas associativas nos próximos anos), acredita que se está “realmente a valorizar aquilo que é nosso: as bandas filarmónicas do concelho, todo o trabalho, a entrega dos músicos e maestros que tão vem representam o Município de Montemor-o-Velho”.

Organizado pelo Município de Montemor-o-Velho, o Encontro de Bandas – Filarmónicas ao Luar contou com a parceria da Fundação INATEL e das formações musicais participantes. Para o ano está já programada nova celebração da cultura filarmónica concelhia.

 

 

 

Fonte: CMMOV