Andualem Shiferaw
Andualem Shiferaw e Carlos Moia
Carlos Moia cumprimenta Stephen Chemlanycom
Stephen Chemlanycom
Rui Teixeira
Sechale Dalasa
Podio feminino da Maratona
Podio Masculino da Maratona
Podio Masculino da Maratona
Andreia Canha
Podio Masculino de Patins em Linha
Titus Ekiru
Timothy Toroitich
Thomas Ayeko
Pódio Feminino Meia Maratona
Pódio Masculino Meia Maratona
Atletas portugueses na Conferência de imprensa
Dois dos recordes foram batidos pelo etíope Andualem Shiferaw, vencedor da maratona de Lisboa, que para além de bater o seu recorde pessoal, conseguiu também o recorde da prova lisboeta, com o tempo de 2:05.59 horas.
O atleta etíope ultrapassou na reta da meta o queniano Samuel Wanjiku, segundo classificado, que era, até hoje, o detentor do recorde da prova com o tempo de 2:08.21 horas, mas que, mesmo assim, conseguiu um novo recorde pessoal, com o tempo de 2:06.01.
Em terceiro lugar ficou outro atleta queniano, Stephen Chemlanycom o tempo de 2:06.21, a sua melhor marca na distância por dois segundos, enquanto que o melhor português em prova foi o atleta do Sporting Rui Teixeira, que cortou a meta com o tempo de 2:25.13 horas.
Na prova feminina, também da Etiópia, ficou a atleta Sechale Dalasa, com 2:29.51 horas. Sechale superou já perto da reta da meta a queniana Helen Jepkurgat, segunda classificada, com o tempo de 2:29.56, ficando a etíope Gedo Sule Utura, em terceiro com o tempo de 2:32.15.
Na meia maratona de Lisboa, o vencedor foi o queniano Titus Ekiru, com o tempo de 1:00.12 horas, estabelecendo um novo recorde da prova, que pertencia ao marroquino Mustapha El Aziz desde o ano passado, com o tempo de 1:00.13 horas.
Nos 21 quilómetros entre o Parque das Nações e a Praça do Comércio, o queniano bateu o ugandês Timothy Toroitich, que foi segundo classificado com o tempo de 1:00.54, e Thomas Ayeko, também do Uganda, que terminou em 1:00.55 horas.
Entre os portugueses, Hermano Ferreira, do AR Casaense, foi 13.º classificado com o tempo de 1:05.57 horas.
Na prova feminina houve também um novo recorde, estabelecido pela queniana Peres Jepchirchir, que completou os 21 quilómetros em 1:06.54 horas, superando a marca de 1:07.18 fixada pela etíope Yebgrual Melese Arage em 2018.
O pódio feminino da prova lisboeta foi totalmente queniano: em segundo lugar ficou Vivian Kiplagat, com um registo de 1:06.55, e em terceiro Dorcas Kimeli, que correu em 1:07.44.
Catarina Ribeiro, do Sporting, foi a melhor atleta portuguesas, na meia maratona de Lisboa, cortando a meta da Praça do Comércio em sétimo lugar, com o tempo de 1:11.37.