Mau tempo obriga a evacuação preventiva da Povoação de Frades (Arcos de Valdevez)

Face ao “Risco de Movimentos de Vertente na Povoação de Frades” a Comissão Municipal de Proteção Civil de Arcos de Valdevez decidiu proceder à evacuação da população do lugar de Frades, por medida preventiva.

0
11
Arcos de Valdevez
Evacuação preventiva da Povoação de Frades (Arcos de Valdevez) - ®DR (googlemaps)

 

O Município de Arcos de Valdevez acaba de divulgar um comunicado de imprensa no qual dá conta da evacuação preventiva da população do lugar de Frades, Freguesia da Portela.

De referir que Frades é considerado um lugar de risco geomorfológico. Em 7 dezembro de 2000, o lugar sofreu um deslizamento de terras com arrastamento de escombros, rochas e lamas tendo provocado quatro vítimas que se encontravam em casa. O resgate dos corpos viria a ser concluído a 13 de dezembro, uma semana depois da tragédia.

 

Transcrição do Comunicado de Imprensa:

População de Frades da freguesia da Portela evacuada preventivamente

Em face dos dados da precipitação apresentados pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) relativos ao posto meteorológico do Extremo e as más condições meteorológicas previstas para o dia de hoje e amanhã; considerando a análise efetuada a estes dados pelos Professor Dr. José Brilha e pelo Professor Renato Henriques, da Universidade do Minho, que realizaram o estudo “Risco de Movimentos de Vertente na Povoação de Frades”; tendo presente o trágico acidente ocorrido em 7 de dezembro de 2000, onde houve um deslizamento de terras que vitimou 4 pessoas e destruiu parte do lugar, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Arcos de Valdevez, dando cumprimento ao princípio de precaução e prevenção da proteção civil, decidiu:

  • Proceder à evacuação da população do lugar de Frades, por medida preventiva e salvaguarda da comunidade;
  • Que esta situação se mantenha até que sejam obtidos dados que garantam o retorno à normalidade no lugar de Frades;
  • Que se proceda ao realojamento temporário dos cerca de 30 habitantes do referido lugar enquanto se mantiver a presente situação.