Vitória suada do Benfica frente ao Desportivo das Aves

O Benfica líder do campeonato, recebeu e venceu esta noite por 2-1 o Desportivo das Aves numa partida a contar para a jornada 16 da Primeira Liga.

Benfica vs Desportivo das Aves
Vitória suada do Benfica frente ao Desportivo das Aves - ©Joaquim Machado

A grande novidade desta noite foi a estreia de Julian Wiegl, médio alemão contratado no início deste mês ao Borussia Dortmund e que protagonizou uma grande jogada aos 15 minutos de jogo, que acabou num canto para o Benfica.

Na primeira parte o Benfica conseguiu algumas oportunidades de golo, mas foi o Aves que depois de aos treze minutos ter ameaçado a baliza encarnada, se adiantou no marcador por intermédio de Mohammadi, que surpreendeu Vlachodimos, ao rematar com o pé esquerdo de um ângulo dificil.

Dois minutos após o golo, pediu-se grande penalidade. Chiquinho caiu na área do Aves mas o árbitro mandou jogar.

O Benfica dispôs de várias ocasiões para igualar o resultado. Jota, Pizzi, e Weigl chegavam com perigo á área avense, mas Quentin Beunardeau, na baliza dificultou a concretização dos sonhos encarnados

Aos 37 minutos, Vinícius começou a aquecer do lado do Benfica. Em cima do intervalo, a equipa encarnada esteve novamente à beira da igualdade. Valeram dois cortes milagrosos da defesa do Aves em cima da linha de golo.

Ao intervalo, o Desportivo das Aves recolheu ao balneário a vencer, por 1-0, numa primeira parte bem disputada. O Benfica esteve várias vezes perto do golo, mas o Aves, conseguiu sempre negar o golo aos encarnados.

A partida recomeçou no Estádio da Luz, com uma alteração. Saiu Jota, entrou Vinícius. Mais uma oportunidade de golo para o Benfica, quando Seferovic surgiu frente a Beunardeau, mas o guarda-redes defendeu com os pés.

André Almeida viu o cartão vermelho aos 51 minutos depois de uma falta sobre Ricardo Mangas. O árbitro Carlos Xistra recorreu ao VAR para rever a falta e decidiu anular o cartão vermelho, substituindo-o por um amarelo.

Minutos depois, numa queda de Vinícius após lance com Cláudio Falcão, Xistra marcou grande penalidade para o Benfica. Pizzi chamado a converter não falhou. Estava feito o empate no Estádio da Luz. Nas bancadas, os adeptos explodiram e incansáveis puxavam pela equipa da casa.

Já em cima dos 90’, Cervi iniciou o lance, Vinícius passou para o defesa-direito no coração da grande área e André Almeida rematou para o fundo da baliza do Aves. Estava feito o golo da vitoria benfiquista na Luz.

Os encarnados ocupam o primeiro lugar da tabela com 45 pontos, fruto de 15 vitórias e de uma derrota com o FC Porto, enquanto que os avenses ocupam o último lugar com apenas seis pontos.

Na próxima jornada, há dérbi com o Sporting em Alvalade e, com esta vitória, o Benfica aparece no topo da liderança, e mais motivado. Já o Aves recebe o Portimonense, num jogo entre o último e o penúltimo classificado da Liga NOS.