Samuel Barata, e Carla Salomé Rocha, campeões nacionais de atletismo de estrada

Samuel Barata, atleta do Benfica, e Carla Salomé Rocha, atleta do Sporting, sagraram-se este sábado campeões nacionais de atletismo de estrada ao vencerem os respetivos escalões da prova de 10 quilómetros, realizada este sábado em Oeiras.

Federação Portuguesa de Atletismo
Samuel Barata, e Carla Salomé Rocha, campeões nacionais de atletismo de estrada - ©Marcelino Almeida

Há semelhança do que aconteceu em 2019, na classificação coletiva, o Benfica triunfou no setor masculino e o Sporting conquistou o primeiro lugar em femininos.

A prova masculina foi decidida nos metros finais, com Samuel Barata, com o tempo de 29.32 minutos, a superiorizar-se a Luís Saraiva (29.39 minutos), do Sporting de Braga, e ao colega de equipa Rui Pinto (29.44), vencedor da prova em 2019.

Samuel Barata, campeão nacional de estrada de atletismo, pela segunda vez – a 1ª vitória foi em 2018 – revelou que o segredo para aparecer bem nesta fase foi a preparação psicológica. “só tive de me concentrar e trabalhar psicologicamente”, disse o atleta do Benfica, depois de cortar a meta no Complexo Desportivo do Jamor.

Em femininos, as atletas do Sporting dominaram por completo a prova que começou e terminou no Complexo Desportivo do Jamor.

Depois de nos primeiros quilómetros a liderança ter sido repartida, a partir dos seis quilómetros Carla Salomé Rocha isolou-se na frente da corrida e cortou a meta com o tempo de 32.49 minutos, seguida de Jéssica Augusto (33.15 minutos) e Sara Catarina Ribeiro (33.27), que havia vencido em 2019.

Carla Salomé Rocha conseguiu nesta prova o seu primeiro título de campeã nacional e disse tratar-se de um momento “especial” esperando que este triunfo possa ser prenuncio de um ano de sucessos, com os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, como grande objetivo.