Olimpíadas de culinária 2020 tem duas equipas portuguesas a concurso

Portugal irá estar representado em Estugarda nas Olimpíadas de Culinária 2020, com duas equipas, uma sénior e uma júnior. O certame decorrerá em Estugarda de 14 a 19 de fevereiro e contará com a participação de mais de 50 países.

Makro, ACPP,
Olimpíadas de culinária 2020 com duas equipas portuguesas a concurso - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Para dar a conhecer à comunicação social, as duas equipas nacionais e os pratos que serão apresentados em Estugarda, realizou-se na passada sexta-feira (24) uma degustação na sede Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.

As nossas expectativas foram superadas pelas ementas apresentadas. O sabor tipicamente português está sempre presente e, sobretudo, dois dos pratos que integram as ementas concorrentes surpreendem pela diferença, requinte de sabor e simplicidade na apresentação.

Orientada pelo Chefe Celso Padeiro a equipa sénior, conta com nove elementos, enquanto que equipa júnior, com onze elementos, tem à frente o Chefe Jorge Fernandes.

A equipa de competição Sénior de 2020 é composta pelo capitão Celso Padeiro, Luis Gaspar (Capitão Adjunto), Pedro Monteiro, João Silva, Fábio Santos, Marcelo Santos, Diogo Ornelas, Joaquim Sousa (Chef Pastelaria) e João Simões. Por seu turno, a equipa de competição Júnior de 2020 é composta pelo capitão Jorge Fernandes, Paulo Vieira, Miguel Ramos, Sérgiu Ursu, André Serra, Tiago Silva, Tomás Pereira, Tomás Morgado, Iuri Duarte, Rafael Pombeiro e João Duarte.

As salas de exposição de Estugarda vão transformar-se no maior restaurante do mundo, onde cercade 2.000 chefs de 59 países, irão preparar mais de 7000 menus para enfrentar a maior competição de Culinária Global.

A competição de 2020 é dividida em 2 provas: A Mesa do Chef que acontece a 15 de fevereiro, com um tempo de uma preparação de 5h, e que será servida a 12 pessoas.

Na mesa do Chef será servido em vários momentos, 2 x Dips ou manteiga ou paté, 6 x Finger foods (canapés), Travessa de peixe e marisco, Prato vegan, Prato principal de Borrego, Sobremesa, Petit fours, Escultura de chocolate, açúcar e pastilhagem.

O Menu Quente vai a competição a 17 de Fevereiro e começa com STARTER PORTUGAL NATIONAL TEAM (Rolo de lavagante com coentros, robalo corado com molho de caldeirada, ravioli de robalo, espargos brancos, saladinha de tomate e rebentos), MAIN COURSE PORTUGAL NATIONAL TEAM (Magret de pato recheado com foie gras e cogumelos, aba leitão assado com molho de vinho do Porto, bolinha de carne crocante, puré de batata doce e salteado de ervilhas, aipo e hortelã) e DESSERT PORTUGAL NATINAL TEAM (Bolo dacquoise de amêndoa, mousse e sablé de coco, gelatina de manga e maracujá, gelado de manga, fruta fresca). A equipa tem 6h para a preparação do menu de raiz,  sendo servido a 110 pessoas.

As Equipas de competição de Culinária surgiram pela primeira vez em 1992, integrando a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP), membro da Federação Mundial de Chefs (WACS).

Desde a sua criação em 1992, as Equipas já participaram em dezenas de competições internacionais de onde trouxeram medalhas de ouro, prata e bronze.

Nas últimas olimpíadas de Culinária, que decorreram em Erfurt no ano de 2016, a Equipa Sénior de Competição Culinária ACPP conquistou medalha de Prata na Categoria Culinary Arts com o Chef Celso Padeiro e medalha de bronze na Categoria Pastry Art Chef Luis Gaspar. A Equipa Júnior de Competição Culinária ACPP Conquistou a medalha de Bronze.

As equipas de competição Culinária ACPP contam com o patrocínio da MAKRO PORTUGAL, UNILEVER FOOD SOLUTIONS, NORWEGIAN SEAFOOD COUNCIL, DE BUYER e XPEPPER.