FELIX AUGER-ALIASSIME CONFIRMADO NO MILLENNIUM ESTORIL OPEN

Felix Auger-Aliassime é o segundo nome confirmado, depois de de João Sousa, para a sexta edição do Millennium Estoril Open que se vai realizar de 25 de abril e 3 de maio, nas instalações do Clube de Ténis do Estoril.

MILLENNIUM ESTORIL OPEN
FELIX AUGER-ALIASSIME CONFIRMADO NO MILLENNIUM ESTORIL OPEN - ®DR

 

Felix Auger-Aliassime ocupa o 21º posto da hierarquia mundial e tem por melhor ranking o 17º lugar alcançado em outubro do ano transato — na sequência de uma notável época de 2019 que veio confirmar todas as expectativas geradas anteriormente no seu percurso enquanto júnior e nas suas primeiras aparições no circuito profissional ao mais alto nível.

Será o regresso do canadiano ao nosso país, após uma visita em 2018 — então com o estatuto de jovem promessa. “Senti falta de jogar em Portugal em 2019 e estou muito contente por poder regressar este ano. Só tenho boas memórias dos torneios jogados em Portugal quando era mais novo e sempre senti o carinho do público português. Espero retomar o contacto com eles no Estoril e gostaria que viessem apoiar-nos, a mim e aos restantes jogadores, em grande número. Obrigado a todos e até breve!”, referiu na mensagem enviada à organização.

“Já acompanhamos a carreira de Felix Auger-Aliassime há alguns anos e tem sido o nosso objetivo desde o primeiro Millennium Estoril Open apresentar ao público português os grandes campeões do futuro”, refere João Zilhão. Para o diretor do Millennium Estoril Open, “o Felix Auger-Aliassime já deixou de ser uma promessa para ser uma certeza. Tem forte personalidade, muito carisma e um ténis maduro, mas sobretudo impressiona o facto de ter uma grande margem de progressão.”

 

Sobre Felix Auger-Aliassime:

Filho de pai natural do Togo e de mãe canadiana, nasceu a 8 de agosto de 2000 na província do Québec. Começou a jogar ténis aos quatro anos de idade e desde muito cedo se destacou nos escalões etários juvenis, ganhando o título júnior do US Open em 2016 e chegando ao segundo lugar do ranking mundial de sub-18.

Antes, já se havia tornado no mais jovem jogador da história da modalidade a qualificar-se para o quadro principal de um torneio Challenger, com apenas 14 anos, derrotando pelo caminho o nº 67 mundial da altura (Chris Guccione). Os pontos adquiridos permitiram-lhe tornar-se no primeiro tenista nascido no presente milénio a ter ranking ATP. Em 2017, tornou-se no mais jovem a integrar o top 200 desde Rafael Nadal e, em 2018, começou a jogar quadros principais no ATP Tour e estreou-se no quadro principal de torneios do Grand Slam ao passar a fase de qualificação do US Open. Nesse ano, passou por Portugal na primavera: perdeu na primeira ronda do qualifying do Millennium Estoril Open para o experiente italiano Simone Bolelli, que depois chegaria aos quartos-de-final.

Em 2019, deu-se a ascensão meteórica do 108º lugar para o top 20 — tornando-se no mais jovem finalista de um torneio ATP 500, com o apuramento para a final do Rio Open. No Masters 1000 de Indian Wells, o canadiano conseguiu o seu primeiro triunfo diante de um adversário do top 10, ao bater Stefanos Tsitsipas. Logo depois tornou-se no mais jovem semifinalista na história do Masters 1000 de Miami. Antes de Roland Garros, atingiu a sua segunda final no ATP Tour em Lyon, também em terra batida, e três semanas depois jogou uma terceira final na relva de Estugarda. E ainda atingiu as meias-finais do ATP 500 de Queens. Concluiu a época transata no 21º lugar da hierarquia, após ocupar a 17ª posição em outubro, tendo chegado às meias-finais do recente torneio de Adelaide.

Com 1m93 de altura, um estilo de jogo completo e muita margem de progressão nas vertentes física, técnica e mental, Felix Auger-Aliassime parece dotado de todos os argumentos para ser um dos mais dominantes tenistas desta nova década. Além de uma presença no court que impressiona pela força tranquila que denota. A passagem pelo Clube de Ténis do Estoril pode ser uma alavanca preciosa para a confirmação de todo o seu valor, como já foi para outros jovens — como Pablo Carreño-Busta e Stefanos Tsitsipas.