Aldeia Mineira do Lousal vai Receber Cinco Residências Artísticas no âmbito

O projeto EXTRAI: ARTE E COMUNIDADE EM AÇÃO é um projeto de programação de residências na aldeia mineira do Lousal, uma povoação com claros problemas sociais fruto do fim da atividade mineira em 1988.

Grândola
Aldeia Mineira do Lousal vai Receber Cinco Residências Artísticas

 

Este projeto, propõe trabalhar o papel social e cultural que a memória mineira e as suas organizações representaram e ainda significam para o imaginário da região, através da criação de cinco residências artísticas estendidas ao longo de um ano, que têm as artes visuais na sua expressão pública como ferramenta para o trabalho social.

A sessão de apresentação pública do projeto irá realizar-se no próximo sábado, 15 de fevereiro às 16.00 horas, no auditório do Centro Ciência Viva da aldeia do Lousal.

A povoação mineira do Lousal, localizada no concelho de Grândola, tem a sua história ligada à exploração mineira da pirite desde o final do século XIX. O encerramento daquela mina ocorreu em 1988. A história do Lousal reflete-se hoje na memória de uma estrutura urbana marcada pela radical transformação da paisagem ao longo do tempo.

Hoje, a aldeia enfrenta sérios problemas socioculturais e demográficos provocados pelo fim da atividade mineira. A população está envelhecida, e verifica-se uma grande falta de coesão social e de oferta de emprego. O projeto EXTRAI propõe-se contrariar esta realidade através de uma candidatura submetida à Direção Geral das Artes no domínio da “Programação e Desenvolvimento de Públicos” (concurso para “Apoio a Projetos – Programação e Desenvolvimento de Públicos 2019”), em parceria com as entidades formais existentes, procurando implementar um programa de valorização identitária do território através da arte pública, com o envolvimento comunitário do Lousal.

O projeto é financiado pela Direção Geral das Artes, Município de Grândola e a Associação Cultural OUTRA. O projeto tem ainda como parceiros a Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Ciência Viva – Centro Ciência Viva do Lousal, Casa do Povo de Azinheira dos Barros – Centro Comunitário do Lousal e Freguesia de Azinheira dos Barros, que apoia institucionalmente o projeto.