Paulo Barbosa, do Maia, e Mariana Machado, Sporting de Braga, campeões nacionais de atletismo de corta-mato curto

Paulo Barbosa, do Maia, e Mariana Machado, Sporting de Braga, sagraram-se campeões nacionais de atletismo de corta-mato curto ao vencerem as respetivas provas de quatro quilómetros de extensão, disputadas ontem (15) no Parque das Abadias na Figueira da Foz.

Campeonatos Nacionais de corta-mato - distância curta
Paulo Barbosa, do Maia, e Mariana Machado, Sporting de Braga, campeões nacionais de atletismo de corta-mato curto - ©Marcelino Almeida

A Prova:

A prova revelou-se muito competitiva, com o resultado a ser decidido nos últimos cem metros, quando os homens do Maia, Nuno Costa e Paulo Barbosa, tomaram o controlo da corrida,deixando para trás um dos favoritos, Samuel Barata, que não conseguiu aguentar o “ataque” dos atletas do Maia.

A prova masculina:

Na reta final, foi Paulo Barbosa, que se destacou, arrecadando o seu primeiro título nacional de corta-mato nacional. No final da sua brilhante corrida, o campeão nacional dedicou a corrida ao seu treinador, Bruno Jesus “que, como atleta, foi várias vezes ao pódio, mas nunca conseguiu vencer!”

Paulo Barbosa, venceu com o tempo de 12.56 minutos, um segundo mais que o  seu colega de equipa Nuno Costa (12.57), relegando um dos favoritos, Samuel Barata, do Benfica, atual campeão nacional de estrada, para o terceiro lugar (13:00 minutos). O primeiro sub23 foi Duarte Gomes, do Benfica, quinto classificado, enquanto que foi Fábio Simões (RD Águeda), foi o melhor júnior, classificando-se no 41º lugar da classificação geral.

A Prova feminina:

Em femininos Mariana Machado sagrou-se pela terceira vez consecutiva campeã Nacional de corta-mato. A atleta do Sporting de Braga liderou a prova desde o seu início, destacando-se na fase final da prova para vencer claramente isolada

ao findou sempre na frente, com a companhia das suas adversárias mais diretas, destacando-se na fase final da prova para vencer claramente isolada, seguida de Emília Pisoeiro e Susana Cunha, ambas do Recreio de Águeda, reeditando-se assim o pódio de 2019.

Campeã nas três categorias ((absoluta, sub23 e universitária) Mariana Machado, disse ter feito “uma corrida muito confortável, com a ambição de reeditar os triunfos anteriores”, acrescentando que fez uma corrida cautelosa “pois o piso era muito irregular e senti algum receio”.

Lia Gama foi a campeã júnior, sexta classificada na geral.

Em termos coletivos, o Recreio de Águeda impôs-se às restantes equipas obtendo mais um título para o seu invejável palmarés.

 

Principais resultados:

Campeonatos Nacionais de corta-mato, distância curta

Femininos:

  1. Mariana Machado (SC Braga) s23 14,16
  2. Emília Pisoeiro (RD Águeda) 14.27
  3. Susana Cunha (RD Águeda) 14.39
  4. Manuela Martins (Maratona CP) s23 14.55
  5. Joana Ferreira (J. Vidigalense) 14.59
  6. Lia Lemos (Maia AC) s20 15.00
  7. Carla Martinho (RD A´gueda) 15.11
  8. Carla Mendes (SC Braga) 15.15

Por equipas (provisórios):

  1. RD Águeda, 26 pontos
  2. SC Braga, 37
  3. Grecas, 81

 

Masculinos:

  1. Paulo Barbosa (Maia AC) 12.56
  2. Nuno Costa (Maia AC) 12.57
  3. Samuel Barata (SL Benfica) 13.00
  4. Hugo Almeida (SC Braga) 13.04
  5. Duarte Gomes (SL Benfica) s23 13.08
  6. Alexandre Figueiredo (SL Benfica) s23 13.11
  7. Luís Mendes (Maia AC) 13.11
  8. Samuel Freire (SL Benfica) 13.12

Por equipas (provisórios)

  1. SL Benfica, 22 pontos
  2. SC Braga, 44
  3. Maia AC, 48