18ª Benção dos Ciclistas consagrada com mau tempo

Pedir proteção à Virgem Maria nas estradas de Portugal e de todo o mundo, é um dos principais objetivos da já habitual Bênção Nacional dos Ciclistas, que se realizou hoje, domingo, 1 de março.

18ª Benção dos Ciclistas consagrada com mau tempo
18ª Benção dos Ciclistas consagrada com mau tempo - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)_

A 18ª edição desta iniciativa, decorreu num dia em que a chuva intensa, marcou presença, o que levou a que muitos dos participantes inscritos, tivessem desistido de se deslocar a Fátima.

Contudo ainda foram algumas dezenas de ciclistas que se concentraram no Parque 12, para depois pedalarem em cortejo, até Aljustrel, onde no Recinto da Capela de Santo Estevão – Calvário Húngaro, se realizou a Bênção, mais um vez presidida por D. Serafim Ferreira e Silva, Bispo Emérito da Diocese Leiria e Fátima.

Contrariamente ao que tem sido habitual em anos transatos, – em que o Sol tem sido presença constante -, a Missa foi celebrada após a Benção, no interior da capela de Santo Estevão, pequena para todos os que quiseram assistir à homilia de D. Serafim.

A tradicional Bênção, aos ciclistas e às suas bicicletas, foi dada antes da missa, numa breve cerimónia, por causa da chuva que teimava em cair.

O bispo emérito de Leiria-Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva, mentor e grande impulsionador desta iniciativa, salientou, que “Esta bênção invocativa não é só para os ciclistas, é também para as bicicletas, companheiras de viagem, quer em trabalho, quer em lazer”.

No final da cerimónia, Carlos Vieira, da União de Ciclismo de Leiria, organizadora desta iniciativa, agradeceu comovido a todos os que marcaram presença, principalmente a D. Serafim Ferreira e Silva, que com os seus quase 90 anos, “continua a vir todos os anos abençoar os ciclistas que neste dia fazem questão de vir a Fátima, receber a Benção”.

Já na despedida, em conversa informal, D. Serafim confidenciou-nos que apesar da sua já provecta idade, acredita poder ainda continuar a abençoar esta iniciativa, durante muitos anos, dizendo a brincar” Vamos pedir ao São Pedro, que para o ano, nos brinde com um dia de sol radioso, para que possamos fazer uma grande festa”.

Então até para o ano!