Amos Rex galardoado como novo destino cultural do ano na Europa

O Museu de Arte Amos Rex, em Helsínquia, ganhou o prestigiado prêmio LCD (Destino Principal da Cultura) como Novo Destino Cultural do Ano - Europa. Os prêmios, "os Oscars para Museus", atribuídos pela imprensa internacional, foram apresentados na cerimônia anual dos prémios do LCD em Berlim, em 4 de março de 2020.

Amos Rex galardoado como novo destino cultural do ano na Europa
Amos Rex galardoado como novo destino cultural do ano na Europa - ®DR

 

Desde a sua abertura em agosto de 2018, o Museu de Arte Amos Rex causou um grande impacto no cenário cultural de Helsínquia, atraindo mais de meio milhão de visitantes no primeiro ano. Amos Rex é um museu de arte onde o passado, o presente e o futuro se encontram. O icônico edifício funcional Lasipalatsi (ou seja, o Palácio de Vidro) e os novos espaços da galeria sob a sua praça ondulada fornecem 10.000 m2 de experiências únicas tanto sob como acima do solo, bem como na tela prateada do Bio Rex. O programa de exposições do Amos Rex vai desde a arte contemporânea mais recente, muitas vezes experimental, ao modernismo do século XX e às culturas antigas. O novo espaço do museu foi projetado pelo atelier de arquitetura finlandês JKMM.

“O Amos Rex está extremamente honrado por receber o prêmio LCD de Novo destino cultural do ano na Europa. É um prêmio com muito significado para nós, pois o nosso objetivo é servir o público internacional como museu de arte, atração arquitetónica e ponto de encontro urbano. Estamos muito satisfeitos em ver como o Amos Rex está a contribuir para o charme de Helsínquia como uma cidade cultural na Europa”, diz Kai Kartio, diretor do Museu Amos Rex.

 

Helsínquia – uma cidade dinâmica de artes e cultura

Alimentando o seu animado panorama cultural, Helsínquia continua a posicionar a cultura entre seus principais valores, construindo a sua reputação como capital da arte, design e arquitetura. Com os moradores a visitar instituições culturais mais do que nunca, iniciativas ambiciosas, a abertura do Museu de Arte Amos Rex em 2018 e a Biblioteca Central de Oodi, demonstram o compromisso do futuro da cidade com a criatividade.

Promovendo e apoiando a arte contemporânea local e seu relacionamento com a comunidade global, a aguardada Bienal de Helsinque 2020 baseia-se nas características únicas de Helsínquia e no arquipélago circundante, oferecendo uma contribuição única para o panorama artístico internacional.

“Helsínquia acredita em cultura. A cidade é uma cidade diversificada e internacionalmente atraente de artes e cultura, com Amos Rex como uma das principais atrações. Trabalhando em conjunto com instituições culturais como Amos Rex, a nova biblioteca central Oodi e o próximo evento internacional de arte Bienal de Helsínquia, estamos a fortalecer ainda mais a posição de Helsinque como uma cidade cultural obrigatória”, continua Laura Aalto, CEO de marketing de Helsínquia.