Fundação Eugénio de Almeida retoma a atividade do Enoturismo Cartuxa

A Fundação Eugénio de Almeida propõe-se a iniciar um percurso para o regresso à normalidade, reabrindo ao público, a partir de 18 de maio, o Enoturismo Cartuxa - primeiro estabelecimento desta categoria a retomar o funcionamento no Alentejo - e a Loja da Adega.

Fundação Eugénio de Almeida Enoturismo Cartuxa
Fundação Eugénio de Almeida retoma a atividade do Enoturismo Cartuxa - ®DR

 Pioneiro na reabertura na região alentejana, o Enoturismo Cartuxa, da Fundação Eugénio de Almeida, que agrega também a Loja da Adega, vai voltar a permitir que os seus visitantes usufruam da envolvência única da Quinta de Valbom, conheçam a história do edifício onde a Adega foi fundada e ainda realizem provas de vinhos e azeites.

Com grupos compreendidos entre quatro e seis pessoas, todas as visitas decorrerão com o máximo de zelo pelas medidas de prevenção necessárias.

Enoturismo Cartuxa
Enoturismo Cartuxa – ®DR

Será obrigatória a utilização de máscara a todos os presentes. A desinfecção, higienização e ventilação regular de todos os espaços, e ainda o controlo de acesso aos mesmos por parte de um guia. Este será responsável também pela sensibilização dos procedimentos de segurança e higiene pessoais.

Durante a realização de provas de vinhos e azeites serão assegurados os espaçamentos de lugares e a ausência de partilha de utensílios de prova, tais como pão e pratos de azeite individuais.

Adicionalmente, todos os colaboradores terão de dar cumprimento a regras idênticas. Destaca-se a atribuição de funções individuais específicas, de forma a diminuir a polivalência e a consequente utilização de equipamentos.

Empenhada em abraçar a normalidade possível, a Fundação Eugénio de Almeida reabre o Enoturismo Cartuxa e a Loja da Adega. Acontecerá no próximo dia 18 de maio, e o horário de funcionamento será entre as 10h00 e as 18h00, de segunda a domingo.

 

Sobre

Fundação Eugénio de Almeida MHIH é uma fundação portuguesa criada em 1963 por Vasco Maria Eugénio de Almeida em Évora.

A 5 de Dezembro de 2013 foi feita Membro-Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.

Actualmente o presidente do conselho de administração é o cónego Eduardo Pereira da Silva, e a secretária-geral é Maria do Céu Ramos, antiga secretária de Estado da Juventude, num governo liderado por Cavaco Silva.

A sede da fundação está instalado no Jardim das Casas Pintadas em Évora que é apontado como exemplar único em Portugal de pintura mural palaciana da segunda metade do século XVI. O espaço está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1950. Nas paredes estão retratadas várias figuras imaginárias, como dragões, centauros e sereias, que convivem com aves domésticas e bravias, como leopardos, raposas, veados e galos, recriando um mundo pleno de simbolismo.

 

aNOTÍCIA.pt