Feira dos Santos, em Chaves, está em votação para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Se é de Chaves ou adepto da Feira dos Santos, em Chaves, tem até dia 14 de julho para votar neste ex-libris Flaviense.

Feira dos Santos Chaves
Feira dos Santos, em Chaves, está em votação para as 7 Maravilhas da Cultura Popular - ®DR

A Feira dos Santos, em Chaves, é já reconhecida, como uma “maravilha”, dada a sua passagem aos finalistas regionais, na categoria de Feiras e Festas. A votação já está disponível e encerrará no próximo dia 14 de julho.

Realizada em Chaves, desde tempos que se vão perdendo na memória, a “Feira dos Santos” constitui-se para todos os seus visitantes e, particularmente, para as gentes do Alto Tâmega e para os Flavienses, muito especialmente, o ex-libris festivo desta região, onde as ruas da cidade se transformam num espaço de convivência, repleto de sons, cheiros e movimentos de multidões, onde o comércio e a diversão tomam conta da cidade.

Sendo este concurso uma experiência em que as pessoas podem participar ativamente nas votações, o município espera a participação de todos os flavienses para elevar a Feira dos Santos a uma das 7 maravilhas de Portugal.

A votação decorre até dia 14 de julho, através do 760 207 744 (custo de chamada 0,60€ + Iva). Apenas serão aceites chamadas provenientes de números de telefone nacionais.

 

Sobre:

A Feira dos Santos, ao longo dos tempos, tem vindo a revelar-se muito atrativa pelo seu contexto turístico-cultural para milhares de visitantes nacionais e estrangeiros, com especial destaque para os vizinhos do Norte da Galiza. Chaves abre as suas portas ao mundo manifestando a sua tão propalada hospitalidade.
Sem esquecer o seu cariz marcadamente popular e festivo, a Feira dos Santos assume-se como um certame multissetorial, com mais de 500 expositores. O vestuário, o calçado, o artesanato nacional e internacional, as antiguidades, os produtos agrícolas, a gastronomia e um leque de diversões, constituem algumas das atividades que, tradicionalmente, estão representadas neste importante evento anual.
A duração oficial da feira sempre se circunscreveu aos dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro podendo, porém, alongar-se no tempo, nomeadamente no que à componente recreativa se refere que pode durar cerca de um mês.
Mantendo uma tradição remota, a Feira continua a realizar o concurso do melhor gado, com o Concurso Nacional Pecuário das raças Barrosã, Maronesa e Mirandesa, os Concursos Concelhio de Suínos da Raça Bísara, o Concurso Concelhio de cão de Gado Transmontano, o Concurso Concelhio de Ovinos da Raça Churra Galega Bragançana, bem como a tradicional “chega de bois”, a feira das lãs, a atuação de grupos musicais e bandas e o arraial popular. A gastronomia é outra faceta muito atrativa, com destaque para a Feira do Polvo, que decorre em paralelo com a tradicional Feira do Gado.
Os “Santos” são feira e festa, com uma identidade cultural muito arreigada, do melhor que há no país, revelando-se os espaços exíguos para tão expressiva afluência.

aNOTÍCIA.pt

 

 

Fonte: CMC