Nissan e Renault aliam-se à Uber para “eletrificar” as deslocações na Europa

Nissan, Renault e Uber vão trabalhar em conjunto para impulsionar a adoção de veículos elétricos e a expansão da infraestrutura

Nissan a Renault e Uber
Nissan e Renault aliam-se à Uber para "eletrificar" as deslocações na Europa - ®DR

A Nissan e a Renault, no âmbito da sua Aliança, assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com a Uber, com o objetivo de “eletrificar” as deslocações dos clientes Uber na Europa.

As empresas irão explorar uma forte parceria para disponibilizar aos condutores parceiros na aplicação Uber automóveis elétricos acessíveis em mercados estratégicos europeus, especialmente em Portugal, no Reino Unido, França e Países Baixos. Esta medida acontece após um teste bem-sucedido entre a Nissan e a Uber no Reino Unido.

O MoU entre as empresas foi hoje anunciado como parte do anúncio da Uber sobre tornar-se uma plataforma de mobilidade com emissões zero. Até 2025, 50% dos quilómetros percorridos na plataforma da Uber no conjunto de sete capitais europeias (Lisboa, Amesterdão, Berlim, Bruxelas, Madrid e Paris) serão feitos em automóveis elétricos. Isto significará que os condutores poderão escolher um veículo de emissões zero em cidades que representam 80% do volume de negócios da Uber na Europa até ao final de 2021.

Ao abrigo do MoU, as empresas irão agora explorar de que forma trabalhar em conjunto pode acelerar a adoção de automóveis elétricos e do ecossistema elétrico em cidades europeias, incluindo:

  • Proporcionar aos condutores parceiros na Aplicação Uber o acesso a automóveis elétricos da Nissan e da Renault: Nissan LEAF e Renault Zoe, bem como futuros VE de ambas as empresas;
  • Alargar o teste efetuado no Reino Unido à França até ao final de 2020, com vista a adaptar o programa em Portugal, Países Baixos e outros mercados;
  • Lançar planos conjuntos de marketing e formação com vista a promover ofertas e benefícios relacionados com automóveis elétricos aos condutores parceiros da Uber, bem como disponibilizar testes de condução que lhes permitam experimentar os automóveis.

Jordi Vila, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Nissan Europa, lembrou que «com base nos nossos 10 de experiência com o Nissan LEAF, sabemos que as pessoas adoram conduzir automóveis elétricos e que ao mudarem podemos ajudar os condutores a poupar dinheiro, apoiando as grandes cidades a alcançarem as suas ambições de um ar mais puro. Através da parceria com a Uber no Reino Unido, já conseguimos aumentar a consciencialização e a adoção de veículos de emissões zero, estando agora ansiosos por explorar uma forma de alargar isso ao resto da Europa».

«Este MoU com a Uber é um reconhecimento da nossa capacidade para conquistar novos mercados e apoiar os profissionais na sua transição de energia. Atualmente, estamos a capitalizar a nossa vantagem competitiva: uma oferta de VE apelativa que contribui para a implementação da mobilidade elétrica em larga escala. Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado de perto com as autoridades locais com vista a propor soluções para os crescentes desafios enfrentados pelas cidades: transporte, redução das emissões e qualidade do ar. Através da assinatura deste MoU, pretendemos juntar forças para acelerar o movimento», afirmou Gilles Normand, Vice-presidente Sénior de Serviços de Mobilidade e Veículos Elétricos do Grupo Renault.

 

aNOTÍCIA.pt