Drawing Room Lisboa, terá feira presencial e on-line

A 3ª edição da Drawing Room Lisboa, que terá lugar de 14 a 18 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, reforça o seu papel de plataforma pioneira na valorização e comercialização do desenho, adaptando a edição deste ano a uma versão de Feira presencial onde serão apresentadas e comercializadas obras das galerias e artistas nacionais, e uma versão on-line onde se juntam diversas galerias internacionais.

Drawing Room Lisboa
Drawing Room Lisboa, terá feira presencial e on-line - ®DR

Depois de duas edições de sucesso em Lisboa, a Drawing Room Lisboa,  atenta à conjetura atual de pandemia,  adaptou a edição deste ano a uma versão de Feira presencial onde serão apresentadas e comercializadas obras das galerias e artistas nacionais, e uma versão on-line onde se juntam as galerias internacionais, contribuindo desta forma para a reativação do mercado da arte contemporânea do desenho e fomentar novas oportunidades de negócio

O destaque deste ano recairá sobre o desenho contemporâneo Português, privilegiando no espaço físico da feira as galerias e artistas nacionais, bem como algumas galerias espanholas pela presença da Feira congénere Drawing Room Madrid. As Galerias Internacionais terão lugar num complemento on-line da Feira onde os colecionadores de arte contemporânea vão poder explorar a seleção de obras que cada galeria participante preparou para este projeto digital. Também a programação paralela decorrerá maioritariamente em formato digital e live.

Dezoito galerias internacionais juntam-se às vinte galerias do Programa Geral e a mais dois Projetos, para participarem na edição online da Drawing Room Lisboa. Uma renovada feira, criada para uma nova realidade, que não é mais do que uma ferramenta contemporânea que valoriza o trabalho das galerias. #DrawingRoomStore é um incentivo ao desenvolvimento de negócios, uma possibilidade de explorar novos mercados, novos potenciais clientes, com uma gestão online para dar suporte às vendas das galerias.

Helena Almeida, Pedro Barateiro, Sara Mealha, Paulo Brighenti, Paulo Lisboa, Isabel Madureira Andrade, Jorge Queiroz, Rita Ferreira, Paula Rego, Manuel San-Payo, Ana Romãozinho e Pedro Tudela são alguns dos artistas de renome e outros em início de carreira, que irão participar na Drawing Room Lisboa.

A Drawing Room 2020 dará igualmente espaço e voz a artistas sem galeria, numa exposição coletiva intitulada “O sol de inverno: a cavalo congela a minha sombra”, que conta com curadoria de Natxo Checa, da Galeria Zé dos Bois. As obras desta exposição coletiva estará também disponível para venda, contribuindo para o reconhecimento cultural e comercial do trabalho criativo de uma geração de artistas.

A mostra reúne os trabalhos de doze artistas que refletem sobre os modos atuais de produção da imagem do desenho: Adriana Proganó, Fátima Moreno, Fernando Brito, Francisca Carvalho, Gonçalo Pena, Irene Buarque, Mané Pacheco, Marco Franco, Mariana Gomes, Mattia Denisse, Pedro Henriques e Von Calhau.

Empenhada em promover o desenho e os artistas, a Drawing Room plataforma pioneira na valorização e comercialização do desenho, onde colecionadores, profissionais e amantes da arte são convidados a conhecer e descobrir o panorama artístico contemporâneo – incluindo uma nova geração de artistas que se apropriou do desenho como meio privilegiado e que encontra a inegável devoção pelo desenho dos grandes mestres.

Seguindo todas as normas de segurança emanadas pela DGS, a Feira terá lugar de 14 a 18 de outubro, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa.

O programa completo poderá ser consultado aqui.

 

aNOTÍCIA.pt