Ondulação de 14 metros registada durante a tempestade Dora

A passagem da tempestade Dora fez-se sentir com maior intensidade durante a tarde do dia 4 e a madrugada do dia 5 dezembro tendo a ondulação atingido os 14 metros

Ondulação de 14 metros tempestade Dora
Ondulação de 14 metros registada durante a tempestade Dora - ®DR

A rede de monitorização do Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa registou nas suas boias a passagem da tempestade Dora, tendo a ondulação atingido os 14 metros. Observaram-se alturas e períodos altos, provenientes de Oeste/ Noroeste, tenho o temporal feito sentir-se com maior intensidade durante a tarde do dia 4 e a madrugada do dia 5 dezembro.

​​​​​​Na boia da Nazaré Costeira verificou-se uma altura significativa de 8.9m (20h00) e uma altura máxima de 14.0m (17h00).

A boia de Leixões costeira registou uma altura máxima de 13.0m às 15h20 e um valor de 7.7m de altura significativa às 16h30. Na boia de Sines costeira observou-se uma altura significativa de 6.4m às 01h20 e uma altura máxima de 10.3m às 20h20.

O agravamento do estado do mar em Portugal Continental, de 4 a 5 de dezembro, originou ondas de 14 metros e ficou-se a dever à tempestade Dora que gerou propagação de uma baixa pressão no Atlântico Norte, provocando ondulação de forte intensidade.

 

Sobre

Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

Instituto Hidrográfico da Marinha Portuguesa:

O Instituto Hidrográfico (IH) é um laboratório do Estado, integrado na Marinha Portuguesa, que se dedica às ciências e tecnologias do Mar.

O Instituto Hidrográfico tem por missão assegurar as atividades de investigação e desenvolvimento relacionadas com as ciências e as técnicas do mar – tendo em vista a sua aplicação prioritária no plano militar – e contribuir – como laboratório do Estado de referência a nível nacional e internacional que se dedica à investigação dos oceanos – para o desenvolvimento do país e para a defesa do ambiente marinho.

O Instituto Hidrográfico é um órgão da Marinha, dotado de autonomia administrativa e financeira, que funciona na direta dependência do Chefe do Estado-Maior da Armada.

 

aNOTÍCIA.pt