Marinha apoia veleiro alemão em dificuldades em alto mar

Marinha apoia veleiro alemão em dificuldades em alimentação e combustível em alto mar, a 1220 milhas náuticas a sudoeste da ilha de S. Miguel

Marinha apoia veleiro alemão
Marinha apoia veleiro alemão em dificuldades em alto mar - ®DR

A Marinha apoia, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), veleiro alemão com escassez de alimentos, água e sem combustível. O alerta foi recebido no dia 04 de janeiro às 21h49 (horas locais) e dava conta de que o veleiro “Eriu” de bandeira Alemã se encontrava a cerca de 1220 milhas náuticas (o equivalente a 2260 quilómetros) a sudoeste da ilha de S. Miguel com, 4 tripulantes a bordo, 3 de nacionalidade irlandesa e 1 britânico.

Foi solicitado ao navio mercante “Strimon”, de bandeira Liberiana, que prestasse auxílio ao veleiro, tendo, pelas 14h02 (horas locais) do dia 05 de janeiro, sido fornecidos ao veleiro géneros alimentares e combustível.

O veleiro “Eriu” prosseguiu viagem para a ilha de Santa Lúcia, Caraíbas, em segurança, evitando-se assim uma situação de perigo efetivo para a vida dos tripulantes.

Estiveram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada e o navio mercante “Strimon”

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

Artigos relacionados:

Salvas 183 pessoas no mar em 2020 pela Marinha

Resgate de pescador ferido a cerca de 500 quilómetros da Ilha Terceira

Resgate em alto mar nos Açores de cidadão de nacionalidade chinesa

Salvamento marítimo com resgate em alto mar nos Açores