Pescador de embarcação espanhola resgatado a mais de mil quilómetros da Ilha de S. Miguel

Um pescador da embarcação espanhola “Ana Gandon” foi hoje resgatado a 1148 quilómetros a nordeste da Ilha de S. Miguel

Pescador de embarcação espanhola resgatado
Pescador de embarcação espanhola resgatado a mais de mil quilómetros da Ilha de S. Miguel - ®DR

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) da Marinha Portuguesa, em articulação com o Centro Nacional de Coordinación de Salvamento de Madrid (MRCC Madrid), coordenou, desde as 01h44 (horas locais) de hoje, 9 de janeiro, as operações por forma a que um pescador que se encontrava a bordo da embarcação espanhola de pesca “Ana Gandon”, a navegar a cerca de 620 milhas náuticas (1148 quilómetros) a nordeste da Ilha de S Miguel fosse resgatado.

O tripulante, um homem de 38 anos, apresentava um traumatismo craniano provocado por uma queda, a necessitar de cuidados médicos imediatos.

O resgate foi efetuado pela aeronave espanhola Helimer 402, que transportou o paciente para o Complejo Hospitalario Universitario A Coruña, Espanha, pelas 09h25 (horas locais) do dia 09 de janeiro.

Para que o pescador da embarcação espanhola fosse resgatado foram envolvidos nesta operação o MRCC Delgada, o MRCC Madrid e uma aeronave espanhola Helimer 402.​​

 

Sobre Marinha Portuguesa:

A Marinha Portuguesa, também conhecida, de modo não oficial, como Armada Portuguesa, é o ramo das Forças Armadas Portuguesas que tem por missão cooperar, de forma integrada, na defesa militar de Portugal, através da realização de operações navais. A Marinha desempenha também missões no âmbito dos compromissos internacionais assumidos por Portugal, bem como missões de interesse público.

Componentes não militares, responsáveis pelas áreas da autoridade e segurança marítima, a investigação e os assuntos culturais relacionados com o Mar, estão também incluídos na Marinha Portuguesa.

 

Artigos relacionados:

Salvas 183 pessoas no mar em 2020 pela Marinha

Resgate de pescador ferido a cerca de 500 quilómetros da Ilha Terceira

Resgate em alto mar nos Açores de cidadão de nacionalidade chinesa

Salvamento marítimo com resgate em alto mar nos Açores