Miguel Oliveira no segundo lugar do GP de Itália

Miguel Oliveira faz o melhor resultado desta época ao alcançar o segundo lugar no Mundial de MotoGP, em Mugello, no GP de Itália.

Miguel Oliveira GP de Itália
Miguel Oliveira no segundo lugar do GP de Itália - ®DR/RBCP

No GP de Itália em MotoGP, Miguel Oliveira terminou em segundo tendo cortado a meta a 2,592 segundos do francês Fábio Quartararo, vencedor da prova italiana.

Já na curva 1 da primeira volta, o piloto de Almada era terceiro apesar de ter partido da 7.ª posição da grelha. 

Para Oliveira, a luta pelo pódio ficaria de alguma forma facilitada com a queda de Bagnaia (Ducati) na segunda volta. À passagem da segunda volta, Bagnaia liderava a corrida. Com a queda, Quartararo, que seguia logo atrás, assumiu a liderança tendo-a preservado até ao final. Miguel Oliveira não conseguiu melhor do que estar a menos de três segundos do francês da Yamaha.

Johann Zarco teve de suportar a luta protagonizada por Joan Mir e Alex Rins pelos terceiro e quarto lugar . A situação viria a ficar clarificada com o despiste de Rins após ultrapassagem ao francês da Ducati.

A corrida viria a ter um final inesperado. Miguel Oliveira que cruzou a meta na segunda posição, foi informado que havia sido penalizado por exceder os limites de pista já perto da entrada para a reta final. A punição relegava o piloto de Almada para a terceira posição. Ironia do destino … Joan Mir cometeu a mesma infração logo, foi penalizado pelos mesmos motivos. Assim sendo, as classificações voltavam ao “ponto de partida” e davam a Miguel Oliveira o segundo lugar.

Estava conquistado o primeiro pódio da época por Miguel Oliveira que assim ascende ao décimo lugar da tabela com 29 pontos. O líder do campeonato é Fabio Quartararo, com 106 pontos, seguindo-se Johann Zarco, com 81. O top 3 é fechado com Bagnaia que possui 79 pontos.

No final GP de Itália, Miguel Oliveira salientou que “gostava de ter feito este pódio noutras circunstâncias”. “Não podemos estar completamente felizes. Gostava que este desporto não fosse tão cruel, mas é a nossa paixão. Os nossos pensamentos estão com a família”. Miguel Oliveira referia-se ao piloto suíço Jason Dupasquier, de ascendência portuguesa, que hoje morreu aos 19 anos, após queda no sábado durante a qualificação do Grande Prémio de Itália de Moto3.

aNOTÍCIA.pt