Os 10 castelos mais bonitos de Portugal

Conflitos religiosos, reinos construídos a ferro e fogo, conquistas, reis, rainhas e traições motivaram a construção de castelos em Portugal no último milénio. As guerras terminaram, mas o legado ficou.

castelos de Portugal
Os 10 castelos mais bonitos de Portugal - ®DR

Para manter os territórios conquistados, o território que se viria a chamar Portugal, viu surgir inúmeros castelos, sobretudo durante a época da ocupação muçulmana e durante a Reconquista, enquanto se forjavam, entre batalhas, os reinos cristãos.

Está disponível para viajar no tempo e conhecer os mais belos castelos de Portugal? Aqui ficam algumas sugestões:

Castelo de Almourol

Parte integrante da linha defensiva do rio Tejo, a cargo dos Templários, o castelo de Almourol foi erguido numa pequena ilha deste rio, na vila de Vila Nova da Barquinha. Foi tomado pelos cristãos em 1129 e na época tinha o nome de Al-morolan. Hoje, é considerado um dos monumentos mais emblemáticos da Reconquista e foi catalogado como Monumento Nacional em 1910.

Castelo dos Mouros

O nome não engana: o Castelo dos Mouros, ou Castelo de Sintra, é originalmente um castelo construído quando Sintra ainda era território muçulmano. Após estar sob o domínio de diferentes reinos mouros, que muitas vezes estavam em conflito entre si, a vila acabou por cair definitivamente em mãos dos portugueses no século XII. Em 1995, a região de Sintra foi declarada Paisagem Cultural e Património Mundial pela Unesco.

Castelo de Silves

É considerado um dos castelos maiores e mais bem preservados do país e um exemplar típico da arquitetura militar islâmica. O Castelo de Silves foi alvo de vários cercos por parte dos portugueses, tendo sido finalmente tomado por D. Afonso III, já no século XIII. 

Castelo de Óbidos

Conquistado e consolidado no reino por D. Sancho I durante a Reconquista, o complexo do castelo de Óbidos está hoje em dia classificado e protegido como Monumento Nacional, estando até integrado na rede de Pousadas de Portugal. Durante cerca de 500 anos, a vila de Óbidos fazia tradicionalmente parte do dote oferecido às rainhas consortes do país.

Castelo de Guimarães

O Castelo de Guimarães e o seu primeiro complexo amuralhado surgem da necessidade de proteger de ataques inimigos as populações cristãs que viviam nos seus arredores. Nessa época, no século X, a localidade chamava-se Vimaranes e Portugal não existia como tal, já que estávamos em tempos do Condado Portucalense, que, no fundo, fazia parte do reino de Leão. 

Séculos mais tarde, o conde D. Henrique de Borgonha e D. Teresa de Leão ter-se-ão instalado neste castelo, onde terá nascido o seu filho, D. Afonso Henriques, que viria mais tarde a tomar as terras do condado dos seus pais por meio da força e, finalmente, fundar a nação portuguesa. Por isso diz-se que “Aqui Nasceu Portugal”.

Castelo de Santa Maria da Feira

É considerado um dos melhores exemplos da arquitetura militar medieval do país devido à diversidade das técnicas de construção defensiva utilizadas ao longo dos séculos. O Castelo de Santa Maria da Feira também foi um dos baluartes mais importantes para a independência do país, já que foi nestas terras que foi esboçada a organização militar em torno de D. Afonso Henriques, em oposição aos planos políticos da sua mãe, Teresa de Leão.

Castelo de Tomar

O Castelo de Tomar, junto com o Convento de Cristo, é um complexo que deve ser interpretado como um todo. Construção atribuída à Ordem dos Templários, este conjunto foi declarado em 1983 Património da Humanidade pela Unesco. Fazia também parte da linha defensiva do Tejo durante a reconquista. No século XII, foi alvo de uma grande ofensiva por parte do califa almóada Iacube Almançor, que conseguiu reconquistar todo o território desde o Algarve e até cruzar a linha defensiva do Tejo. No entanto, os templários resistiram ao cerco da cidade.

Castelo de Lisboa

O Castelo de Lisboa, também conhecido como Castelo de São Jorge, era originalmente uma fortificação do período islâmico. Localizado na alcáçova da pequena cidadela medieval, abrigava toda a sua elite administrativa. Conquistado pelo primeiro rei de Portugal em 1147, o castelo tomou grande importância como centro administrativo do reino, servindo de Paço Real para abrigar o rei e toda a sua corte. Foi aqui que foram proclamados os reis do país desde o século XIV até ao século XVI.

Com o passar do tempo, o castelo foi-se arruinando. No entanto, foi declarado monumento nacional em 1910 e recebeu fortes obras de reconstrução na década de 40 do século XX, concedendo-lhe o aspeto que hoje podemos admirar do alto de uma das colinas de Lisboa.

Castelo de Marvão 

Localizado num ponto de defesa natural, no topo de uma serra escarpada de mais de 800 metros de altura, o Castelo de Marvão constituía um ponto estratégico importante, já que permitia avistar as tropas inimigas que se aproximavam da fronteira. Foi conquistado pelos portugueses no século XII e, após séculos de ampliações e transformações, tomou a forma que apresenta hoje em dia após a última intervenção como edifício militar durante a Guerra da Restauração da Independência entre Portugal e Espanha.

Castelo de Monsaraz

Localizado na vila homónima, o castelo de Monsaraz terá sido essencial na linha de defesa da fronteira com o reino de Castela. Localizado num ponto estratégico (no topo de uma colina) conta com uma vista privilegiada para a barragem do Alqueva. Este território era, antes da conquista dos portugueses liderados por Geraldo Sem Pavor, controlado pelos muçulmanos. Após avanços e recuos da fronteira portuguesa e os domínios mouros, a vila e a sua fortificação foram definitivamente conquistadas por D. Sancho II, que cedeu estes territórios à Ordem dos Templários.

Não só os castelos em Portugal merecem a nossa (re)descoberta e aí coloca-se a questão: porque não ir para fora cá dentro nestas férias ou numa escapadinha?

“Os 10 castelos mais bonitos de Portugal” é um dos destinos sugeridos pela Civitatis, a companhia líder na distribuição online de visitas guiadas, excursões e atividades em portugês e em espanhol nos principais destinos do mundo, com mais de 55.500 atividades em 2.500 destinos divididos em 135 países. Desde o seu nascimento em 2008, mais de 10 milhões de clientes completaram as suas viagens com a Civitatis.

aNOTÍCIA.pt