Fernando Pimenta é campeão do Mundo

Fernando Pimenta bate o recorde do Mundo nos mundiais de Copenhaga e conquista a medalha de ouro, um mês depois de Tóquio 2020.

Fernando Pimenta campeão do Mundo
Fernando Pimenta é campeão do Mundo - ®DR (foto de arquivo)

O canoísta português Fernando Pimenta sagrou-se, este sábado, campeão do mundo de K1 1000m nos Mundiais de Copenhaga e bateu o recorde do mundo da prova.

Fernando Pimenta liderou durante toda a prova não dando hipóteses ao húngaro Balint Kopasz que se havia sagrado campeão olímpico há um mês em Tóquio.

Na pista quatro, Pimenta completou a prova em 3.25,82 minutos, superando o campeão olímpico por 67 centésimos. O bielorrusso Aleh Yurenia conquistou o bronze, gastando mais 4,65 segundos do que o português. 

De salientar que esta época, Fernando Pimenta conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio’2020 e se sagrou vice-campeão da Europa.

“Foi uma corrida de loucos, muito rápida, como nos Jogos Olímpicos. Os atletas são todos muito fortes e é importante terminar este ciclo olímpico com este resultado. Gostava de ter ganho a medalha de ouro nos Jogos, mas estou muito contente com este resultado”, referiu Fernando Pimenta no final da prova de K1 1000m nos Mundiais de Copenhaga, em que acaba de conquistar o titulo de campeão do mundo.

Em Mundiais, em K1 1.000 metros, Fernando Pimenta foi campeão em 2018, em Montemor-o-Velho, ‘vice’ em 2017 na República Checa e bronze em 2015 em Itália e 2019 na Hungria.

De salientar que Fernando Pimenta irá ainda disputar, este domingo, a final de K1 5000.

Este é o segundo pódio de Portugal nos Mundiais, depois do bronze conquistado na canoagem adaptada, em VL2 200, por Norberto Mourão, que foi igualmente bronze nos Jogos Paralímpicos Tóquio’2020.

Artigo relacionado:

Fernando Pimenta conquista o Bronze e Nelson Évora despede-se dos Jogos Olímpicos

O canoísta Fernando Pimenta, alcança o Ouro em K1 1000 metros

 

 

 

Fonte: Lusa