IV Troféu Filipe Passos, ganho pelo Clube de Canoagem de Amora

O IV Troféu Filipe Passos, organizado pelo Clube Náutico Barquinhense, foi conquistado pelo Clube de Canoagem de Amora

Troféu Filipe Passos
IV Troféu Filipe Passos ganho pelo Clube de Canoagem de Amora - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

O Clube Náutico Barquinhense, organizou este sábado (9), o IV Troféu Filipe Passos, que com contou com a participação de clubes da região de Lisboa e Vale do Tejo, Setubal, Santarem e Tomar e que foi ganho pelo Clube de Canoagem de Amora. Em segundo e terceiro lugar ficaram respetivamente o CCScalabitano e o CNSMagos.

O Troféu Filipe Passos, é a forma de homenagear “uma pessoa que se dedicou a tempo inteiro a promover e a manter o clube náutico”, refere Joaquim Pinto da Silva, presidente do CNB. Filipe Passos, pertenceu à Direção do clube durante mais de uma década, até à data do seu falecimento em junho de 2016.

Fundado a 12 de dezembro de 1986, o Clube Náutico Barquinhense é uma associação desportiva sem fins lucrativos que conta atualmente com “30 a 40 atletas, que elevam o nome de Vila Nova da Barquinha no roteiro da canoagem nacional, já que alguns deles integram a Seleção Nacional”, como destaca Joaquim Pinto da Silva, presidente da direção do clube.

Com atletas em quase todos os escalões – desde os menores, iniciados, infantis, cadetes, juniores, seniores e sem esquecer os veteranos, que constituem “uma referência para os mais novos” – o CNB conta com três treinadores de grau 2, um deles Joaquim Pinto da Silva e um treinador de grau 1.

Para além das atividades dirigidas a atletas, “Temos também um protocolo com o Agrupamento de Escolas de Vila Nova da Barquinha, e do Entroncamento, nomeadamente para o desporto escolar.” refere Joaquim Pinto da Silva acrescentando “ temos ainda um centro de formação desportiva de canoagem, formalizado com os Agrupamento de Escolas”

A prática da modalidade Slalom, é a mais recente aposta do clube. Especialidade praticada em águas bravas, o Slalom “nunca foi uma disciplina de tradição para o clube”, admite Joaquim Pinto da Silva, acrescentando que que o clube tradicionalmente não estava muito vocacionado para esta área. Contudo, diz Joaquim Pinto da Silva “através de um protocolo com a Federação Portuguesa de Canoagem, e com algumas formações com o selecionador nacional que se disponibilizou a vir cá, descobrimos alguns miúdos com jeito para a modalidade e acabámos por apostar no Slalom, embora as modalidades de pista e velocidade estejam sempre na frente”

Mas como canoagem é também sinónimo de lazer, o Clube Náutico Barquinhense apostou ainda no turismo náutico, promovendo descidas e percursos de canoagem. que permitem aos sócios e comunidade em geral (através da inscrição na modalidade especial de “sócio por um dia”) desfrutar de “passeios no Tejo com início em Constância até ao Castelo de Almourol, com ou sem visita ao Castelo”.

“Estas atividades, servem também para angariação de fundos, que possibilitem fazer face às despesas inerentes a um clube deste tipo, já que os apoios das entidades oficiais são escassos”, refere ainda o presidente do CNB.

aNOTÍCIA.pt