Mundial de MotoGP: Miguel Oliveira termina em 14º e Valentino Rossi despede-se em Valencia

Miguel Oliveira, terminou o Mundial de MotoGP num 14.º lugar, alcançado hoje no GP de Valencia, que ficou marcado pela despedida de Valentino Rossi.

Miguel Oliveira em Valencia
Mundial de MotoGP: Miguel Oliveira termina em 14º e Valentino Rossi despede-se em Valencia - ®DR/RBCP

O piloto português Miguel Oliveira, partiu da 20.ª posição da grelha do GP de Valencia, alcançando o 14.º lugar, nesta 18ª e última prova do Mundial de MotoGP, prova muito marcada pela despedida do italiano Valentino Rossi.

Miguel Oliveira terminou a última prova do Mundial de motociclismo de velocidade a 18,221 segundos de Bagnaia, que somou o quarto triunfo da temporada, e estabeleceu novo recorde do circuito de Valencia.

Jorge Martín (Ducati) foi segundo, a 0,489 segundos do vencedor enquanto o australiano Jack Miller (Ducati) completou o pódio a 0,823 segundos. No final a festa foi também para a Ducati, uma vez que ocupou os três lugares do pódio.

A KTM, do piloto de Almada, foi quinta entre os construtores e sexta no troféu de equipas.

Com o título mundial entregue há três semanas a Fabio Quartararo que terminou em quinto neste último Grande Prémio, a corrida ficou muito marcada pela despedida do italiano Valentino Rossi.

Na sua última corrida, Il Dottore terminou na 10.ª posição, tendo sido ladeado de imediato por todos os seus companheiros de pista, ao mesmo tempo que as bancadas de Valência se pintaram de amarelo fluorescente, numa homenagem a este italiano de 42 anos, nove vezes campeão do mundo e sete da categoria ‘rainha’.

O australiano Remy Gardner (KTM) assegurou a vitória na classificação de pilotos de Moto2, a única que estava por decidir, com o 10.º lugar na prova vencida pelo espanhol Raul Fernandez (KTM).

Em Moto3, já com o título entregue a Edro Acosta (KTM), que hoje partiu pela primeira vez da ‘pole position’ e acabou por cair na última volta, o vencedor foi o também espanhol Xavier Artigas (Honda), à frente dos compatriotas Sergio Garcia (GasGas) e Jaume Masia (KTM).

O Mundial de MotoGP terminou com Quartararo a sagrar-se campeão do mundo com 278 pontos, seguido de Bagnaia (252), enquanto Miguel Oliveira terminou no 14.º lugar, com 94 pontos. A Ducati conseguiu o título de campeã de construtores.

Artigo Relacionado:

Miguel Oliveira com o 20.º tempo combinado no GP da Comunidade Valenciana