Scott Matthews – o primeiro de quatro concertos em Portugal

O Auditório Carlos Paredes, em Lisboa, foi palco na noite passado do primeiro de quatro concertos do cantor, guitarrista e compositor inglês Scott Matthews, o alquimista musical que transforma metal em puro ouro.

Scott Matthews
Scott Matthews – o primeiro de quatro concertos em Portugal - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

Scott Matthews, o alquimista musical que transforma metal em puro ouro, subiu ontem ao palco do Auditório Carlos Paredes , em Lisboa, para apresentar alguns dos seus temas mais marcantes e o mais recente trabalho, o álbum “New Skin”, lançado em 2020 onde experimenta uma sonoridade mais eletrónica. O álbum gravado durante a pandemia apresenta uma faceta diferente do seu estilo original.

O premiado cantor/compositor vencedor de um Ivor Novello, criou um som impressionante e comovente, misturando electro-synth, acústica e vocais inesquecíveis, combinando dicas de sonoridades anteriores, atualizadas e remodeladas com uma vibração inovadora, que agradou ao publico presente no auditório Carlos Paredes.

Scott Matthews, faz parte de uma linhagem que inclui grandes nomes como Jeff Buckley e Drake, John Martyn e Paul Simon, e é conhecido por produzir obras-primas. A sua música é considerada uma masterclass a nível de honestidade, instinto e reflexão. As suas gravações acústicas de som amplo e sem grandes produções resultam em interpretações sublimes de Matthews.

O músico, opta normalmente por gravar em casa e em igrejas rurais acusticamente ressonantes. A ausência de grandes arranjos desnuda a riqueza do seu trabalho elevando-o para o nível que só os grandes mestres conseguem chegar.

Para além disso, desafia-se constantemente através da sua criatividade e esta é pautada de uma excecional qualidade. De guitarra nas mãos e uma voz que é pura emoção, afirmou-se como um dos maiores criadores de música do mundo. Introspetivo e reflexivo, combina blues e folk, mistura o etéreo com o empíreo.

Scott Matthews é um cantor e compositor inglês de Wolverhampton, Inglaterra. Seu primeiro álbum, Passing Stranger, foi lançado em 13 de março de 2006 pela San Remo Records antes de ser relançado pela Island Records no final do ano. Janice Long foi a primeira DJs da BBC a tocar sua música.

Os próximos concertos são no dia 26 novembro no Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha; 27 novembro no Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima; e a 28 de novembro na Sala M.Ou.Co no Porto.

aNOTÍCIA.pt